Do debate sobre Astrologia e Ciência para Você Cidadania

Home Page

MARCELO GLEISER, em artigo sob o título O debate sobre astrologia e ciência, publicado no caderno mais! do jornal Folha de S. Paulo de 22.09.2002, p. 17, oferece novas reflexões sobre projeto de lei que trata da regulamentação da profissão de Astrólogo(a) na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, com destaque para o parágrafo final, in verbis:

"(....)

A astrologia está conosco há 4.000 anos e não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz parte da história das idéias, foi fundamental no desenvolvimento da astronomia e é testamento da necessidade coletiva de conhecer melhor a nós mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil, mas é muito mais gratificante. Se erramos por não saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e, com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou não pelos astros."

Você Cidadania pode achar que esta é uma questão metafísica que está longe do seu dia-a-dia, mesmo que acredite em horóscopo e leia a previsão do seu signo em jornais ou revistas, mas está muito mais próxima que parece.

Com bem observou MARCELO GLEISER, a Astrologia faz parte do nascimento do conhecimento racional, assim como os antepassados mitológicos que explicam a origem e o destino do cosmos, porém com resultados triviais, restando em simples crença, conforme metodologicamente explicado por ALDA JUDITH ALVES-MAZZOTTI e FERNANDO GEWANDSZNAJDER em O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, publicado pela Editora Pioneira: São Paulo, 1998, 2ª ed..

O aspecto psicológico daquela crença é outra questão a ser oportuna e adequadamente refletida, pois envolve uma lógica própria - de indução de comportamentos auto-reflexivos - nada trivial.

Psicologicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: Este mitológico Cidadão chegou ao planeta Terra em 007.10.1967... o que diz o mapa astral sobre o cinematográfico fenômeno? Você anima mundi Cidadania acredita? É..., "...it is written in the stars above..." como canta - www.depechemode.com - em "It's No Good" (The Singles 86>98 CD-1309148-1-Paradox Music)

 


Home Page