Médicos(as) atualizam juramento de Hipócrates
para Você Cidadania

Home Page

PATRICIA REANEY, da Reuters, em Londres, em matéria da - www.folha.com.br - de 06.02.2002, p. A-15, sob o título "Médicos atualizam juramento de Hipócrates", informa que as relações médicas entre os Seres Humanos mudou muito nas últimas voltas terrestres-solares, nos EUA e UE, requerendo uma nova abordagem, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"Médicos europeus e norte-americanos divulgaram ontem um novo código de conduta profissional, que atualiza o juramento de Hipócrates, formulado há quase 2.500 anos, para ajudar os médicos a atender às necessidades dos pacientes no século 21.

A carta profissional reformulada tem por objetivo restaurar a confiança pública na categoria médica - prejudicada por casos de má conduta -, ajudar os médicos a lidar com problemas éticos no mundo atual e reafirmar o compromisso de priorizar as demandas do paciente.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Advogar para Você Cidadania lembra muito a prática da Medicina, pois regra geral é uma parte do tecido social coletivo de Você Cidadania que está em desequilíbrio com outra parte do mesmo tecido social coletivo de Você Cidadania, por causa exclusiva e/ou concorrente de uma nulidade administrativa complexa, de uma ou mais Administrações, por vezes combinada com efeitos diretos e/ou colaterais de drogas legais e/ou ilegais.

Nesse hipercontexto, vale como de costume aceitar o convite de MARILENA CHAUI para filosofar sobre a memória, in verbis:

"(....)

A importância da memória não se limitava à poesia e à História, mas também aparecia com muita força e clareza na medicina dos antigos. Um aforisma, atribuído a Hipócrates, o pai da medicina, dizia:

A vida é breve, a arte é longa, a ocasião escapa, o empirismo é perigoso e o raciocínio é difícil. É preciso não só fazer o que convém, mas também ser ajudado pelo paciente.

Qual a ajuda trazida pelo paciente para a arte médica? Sua memória. O médico antigo praticava com o paciente a anamnese, isto é, a reminiscência. Por meio de perguntas, o médico fazia o paciente lembrar-se de todas as circunstâncias que antecederam o momento em que ficara doente e as circunstâncias em que adoecera, pois essas lembranças auxiliavam o médico a fazer o diagnóstico e a receitar remédios, cirurgias e dietas que correspondiam à necessidade específica da cura do paciente.

(....)"

(In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 126)

Pergunta: Quando Você não é Cidadania?

Resposta: Para auxiliar sua anamnese, isto é, a reminiscência, vale um passeio contemplativo pelo popular Parque Villa-Lobos, ouvindo músicas do próprio Tuhú (apelido familiar de HEITOR VILLA-LOBOS), pois o que está acontecendo em termos administrativos com aquele Parque acontece em muitas outras circunstâncias, a cada volta terrestre sobre seu próprio eixo, sendo mister lembrar onde Você esqueceu sua máscara de Cidadania...

Hipócritamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

1)  Juramento de Hipócrates:

Aplicarei os regimes para o bem do(a) paciente segundo o meu poder e entendimento,
nunca para causar dano ou mal a alguém.

2) Para cinematográficos exemplos de anamnese, conferir - www.vanillasky.msn.com.br - pois Você Sofia Cidadania é inesquecível.

3) A "sorte" de Você Cidadania é que este Cidadão tem uma "memória de elefante" para a performance deste Advogado em seu "tratamento": a sua história.


Home Page