Onze de Setembro sob nova perspectiva
para Você Cidadania

Home Page

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA, em artigo sob o título 11 de setembro sob nova perspectiva, publicado no - www.folha.com.br/sinapse - de 27.08.2002, p. 34-37, faz considerações sobre a repercussão de mídia e acadêmica quanto aos eventos ocorridos em onze de setembro da volta terrestre-solar passada, nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, bem como os novos enfoques oferecidos atualmente, com destaque para o seguinte parágrafo, in verbis:

"(....)

À medida que o tempo passa, a qualidade da produção intelectual a respeito do 11 de setembro se eleva. Em grande parte, apenas porque mais fatos tornaram-se disponíveis e permitem elucidar pontos que estavam obscuros. Também porque o arrefecimento dos instintos patrióticos de autodefesa da comunidade universitária e jornalística americanas permitiu o renascimento, pelo menos parcial, do espírito crítico em relação ao assunto. Outra razão é que os autores passaram a delimitar melhor seu objeto de análise e, como quase sempre ocorre, quanto mais focado e menos genérico, melhor é o trabalho acadêmico.

(....)"

ROBERT WALTER, em café filosófico da - www.livrariacultura.com.br - de 27.08.2002, refletiu a questão sob o enfoque mitológico de JOSEPH CAMPBELL (The Historical Atlas of World Mithology). Nesse contexto, contemporâneos atos de violência entre Humanos são análogos aos primitivos rituais de sacrifício que visavam a purificação: são metáforas que revelam no exterior as repulsas humanas interiores.

Reconhecer e entender as razões daquelas repulsas internas espelhadas no exterior deve ser a função das estórias que humanos contam para humanos, ampliando as interpretações sobre os limites das tradições dos mitos do passado, para abarcar o conhecimento gerado no presente e no futuro, permitindo o transcender.

Ao final da palestra, aproveitando a oportunidade, este mitológico Cidadão iniciou a fase de perguntas do café filosófico questionando sobre o papel da Internet na produção de novos mitos. Em resposta, Mr. WALTER afirmou ser a Internet um poderoso instrumento de comunicação entre Humanos, que está a possibilitar a construção e desenvolvimento de uma rede própria entre várias religiões, seitas e crenças em várias partes do planeta Terra, exatamente no sentido anteriormente exposto.

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T:

Agora deve ter ficado mais fácil para Você Cidadania entender porque este Advogado é o advogado do Diabo!


Home Page