Por uma globalização plural para Você Cidadania

Home Page

EDGAR MORIN, em artigo sob o titulo Por uma globalização plural, publicado no jornal - www.folha.com.br - de 31.03.2002, p. A-17, (tradução de CLARA ALLAIN), oferece elementos para refletir aquele tema, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"A nave espacial Terra é movida por quatro motores associados e, ao mesmo tempo, descontrolados: ciência, técnica, indústria e capitalismo.

A globalização pode ser vista como a última fase de uma planetarização tecno-econômica.

(....)"

O econômico início do artigo faz lembrar a introdução de PIERRE LÉVY em um de seus livros, in verbis:

"A prosperidade das nações, das regiões, das empresas e dos indivíduos depende de sua capacidade de navegar no espaço do saber. A força é conferida de agora em diante pela gestão ótima dos conhecimentos, sejam eles técnicos, científicos, da ordem da comunicação ou derivem da relação ‘ética’ com o outro. Quanto melhor os grupos humanos conseguem se construir em coletivos inteligentes, em sujeitos cognitivos, abertos, capazes de iniciativa, de imaginação e de reação rápidas, melhor asseguram seu sucesso no ambiente altamente competitivo que é o nosso. Nossa relação material com o mundo se mantém por meio de uma formidável infra-estrutura epistêmica e de software: instituições de educação e formação, circuitos de comunicação, tecnologias intelectuais com apoio digital, atualização e difusão contínua dos savoir-faire... Tudo repousa, a longo prazo, na flexibilidade e vitalidade de nossas redes de produção, comércio e troca de saberes.

(....)"

[In: A INTELIGÊNCIA COLETIVA - POR UMA ANTROPOLOGIA DO CIBERESPAÇO, trad. Luiz Paulo Rouanet, (original L’intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberspace, Éditions La découverte, Paris, 1994) Edições Loyola, São Paulo, 1998, p. 19]

De volta ao artigo de EDGAR MORIN, a conclusão exibe um paradoxo, aqui referido por para