Da Filosofia no dia-a-dia das Companhias de Você Cidadania

Home Page

Diz o ditado popular...

Diga-me com quem andas e te direi quem és...

...mister pois, pois, conferir o que diz a "filosofia" das Companhias de Você Cidadania, revelada nos Balanços publicados pela mídia...

Nesse hipercontexto um bom exemplo vale mais que mil palavras, bastando conferir os "princípios éticos" da sua energética e filosófica anônima sociedade, por ocasião da publicação do Balanço, Notas Explicativas, etc. e tal da PETROBRÁS - PETRÓLEO BRASILEIRO S.A., jornal Gazeta Mercantil de 08.9.10/3/2002, p. B-3/18, in verbis:

"(....)

Princípios Éticos

A atuação da Companhia busca atingir níveis crescentes de competitividade, lucratividade e responsabilidade social, através de uma gestão profissional e competente, pela valorização dos empregados, respeito ao meio ambiente, observância às normas de segurança e saúde, e contribuição para o desenvolvimento nacional.

(....)"

(opus cit., p. B-7)

Vale lembrar que a Ética (do grego ethos: caráter) é uma disciplina da Filosofia, tendo por objeto o estudo dos conceitos envolvidos no raciocínio prático: o bem, a ação correta, o dever, a obrigação, a virtude, a liberdade, a racionalidade, a escolha.

Você Cidadania Acionista e/ou Não da PETROBRAS no planeta Terra não precisa ficar preocupada se aqueles "princípios éticos" da energítica e filosófica sociedade "anônima" não funcionarem... pois a previdente pedra filosofal do "X" do mapa da mina da PETROBRÁS S/A está revelado outro mandamento..., in verbis:

"(....)

Seguros

A Petrobrás tem por filosofia básica contratar seguro para os riscos que possam comprometer seu equilíbrio-econômico e financeiro. Além disso, contrata os seguros obrigatórios, decorrentes de disposições legais ou contratuais.

Não são segurados os riscos relativos aos bens economicamente inexpressivos. Certos riscos não possuem cobertura em decorrência de análises técnicas, nas quais são considerados , entre outros, o custo do prêmio, o dano máximo provável e a sinistralidade.

As instalações, inclusive refinarias e plataformas, estão cobertas por apólices de incêndio Vultoso/Riscos Operacionais e Riscos de Petróleo, num valor segurado que supera US$ 20 bilhões. A movimentação de cargas, nacional e internacional, está coberta por apólices de transporte, e a frota de embarcações, por uma apólice de casco e máquina. A responsabilidade Civil e os riscos ambientais estão garantidos por várias apólices, com limites segurados calculados por metodologia específica.

(....)"

(opus cit., p. B-9, negritos meus)

Claro que o seguro não adianta se Você Cidadania Acéfala de Cubatão, Serra do Mar/Mata Atlântica - por razões óbvias - não consegue entender o que está (des)coberto na apólice, sendo mister seu Representante Legal (re)ler a Ação Popular do Dano Ambiental de Cubatão, Serra do Mar/Mata Atlântica, com a participação especial daquela "Anônima" Sociedade no pólo passivo, pois é mister pensar, para (re)existir.

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page