Das celestes formas geométricas
do tecido social coletivo de Você Cidadania
no planeta Terra

Home Page

Você Cidadania no planeta Terra pode olhar para o céu e sentir dificuldades para encontrar alguma figura geométrica que represente seu tecido social coletivo... afinal aquela aparente brincadeira sugerida no hipertexto pode ser apenas mais um sintoma da esquizofrenia deste Cidadão, que também é Advogado (ver E.T.)...

Porém mister reagir sobre aquela suposição para descobrir o valor real do exercício, a partir de uma matemática alegoria.

Pergunta: Ao olhar para o céu, de qualquer lugar da superfície do planeta Terra que possibilite ver a linha do horizonte em todas as direções, o que é possível observar tanto à noite quanto ao dia?

Resposta: O céu! Escuro à noite e claro ao dia.

Muito bem! Agora basta acompanhar os passos a seguir:

1) Ao olhar para o céu, unir a linha do horizonte em todas as direções e obter uma bela circunferência.

2) Escolher um ponto na linha do horizonte para representar o número 1 (um);

3) Ao lado oposto marque o número - 1 (menos um);

4) O marco zero é o local onde Você está.

Como queríamos demonstrar... assim procedendo Você montou uma forma geométrica e paraconsistente para operar os problemas de fato e de direito que afetam o tecido social coletivo de Você enquanto Cidadania, bastando refletir com o seu guia turístico - o "Mr. Zero", o popular "Zé Ninguém" - para compor as paraconsistências resultantes das diferentes disposições dos números 1- 1 dadas por outras partes do tecido social coletivo de Você Cidadania no planeta Terra.

Matematicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: Sobre sintomatologia da esquizofrenia, conferir o manual de T. H. SPOERRI: Kompendium Der Psychiatrie - S. KARGER AG, Basel (Suíça), com tradução de SAMUEL PENNA REIS (Manual de Psiquiatria, Atheneu, 1988), com destaque para o popular transitivismo, in verbis:

"(....)

Transitivismo: O paciente acredita que as pessoas à sua volta estão, igualmente, enfermas."

(....)"

(opus cit. p. 98)


Home Page