O Cérebro Nosso de Cada Dia
e o Direito de Você Cidadania

Home Page

DANIEL PIZA, em entrevista com SUZANA HERCULANO-HOUZEL, publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 03.03.2002, p. D-8, aborda questões relacionadas com o cérebro de Você Cidadania, com destaque para a pergunta e resposta seguintes, in verbis:

"(....)

Estado - Como é escrever sobre ciência no Brasil, onde isso é raro? Quais os riscos que seu trabalho corre em relatar experiências que muitas vezes apenas apontam para uma explicação? Escrever é menos ‘importante’ que pesquisar?

Suzana - É um prazer muito grande constatar que um livro de divulgação científica possa ser recebido com tanto entusiasmo pelo público brasileiro, como está sendo o caso do O Cérebro Nosso de Cada Dia. É claro que o fato de serem pouquíssimos os brasileiros que escrevem sobre ciências para o grande público só faz aumentar a visibilidade da divulgação feita aqui. Por outro lado, é comum ouvir que, por causa da própria carência de autores nacionais, o público brasileiro não estaria preparado para ler, ou acostumado a ler, sobre ciência. Acho que isso é besteira. O desafio é justamente encontrar a maneira de levar a ciência ao cidadão comum, é encontrar o caminho para atingir a sua curiosidade, é despertar o lado ‘cientista’ que todo mundo tem, é mostrar que, no fundo, o leitor sempre achou aquilo interessante, só não sabia que se chamava ciência. As ‘frustrações’ da ciência fazem parte do processo e portanto também são personagem importante da divulgação. Meu objetivo é fazer o leitor participar da ciência, colocando-se no lugar dos pesquisadores, dividindo surpresas, dúvidas e descobertas e quem sabe até sugerindo experimentos. E acredito que os leitores ficam gratamente surpresos de perceberem que a ciência está, sim, ao seu alcance. Ainda mais quando se trata da ciência do cérebro, esse órgão que a mídia cuidou de envolver de mistério... A pesquisa vive da sua comunicação, tanto entre cientistas quanto para o público."

Clara e precisa SUZANA HERCULANO-HOUZEL, pois a divulgação popular sobre o conhecimento gerado pelas Neurociências é fundamental para o Direito de Você Cidadania, bastando lembrar que o álcool, a nicotina e a poluição podem gerar danos no tecido do seu cérebro, com repercussões médicas e/ou jurídicas individuais e/ou coletivas, podendo também gerar uma neurose como efeito colateral...

Moral da história:

Ignorar causas e respectivos efeitos obsta a liberdade individual e/ou coletiva.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

1º) A sugestão para navegação é - www.cerebronosso.bio.br -, para conferir várias informações neuro-científicas em linguagem popular.

2º) "2.2. Desenvolvimento neurótico

Pode-se definir a neurose da seguinte maneira: distúrbio na elaboração dos conflitos, que, pelo mecanismo do recalque, leva à formação de um complexo inconsciente. Não se trata de traumas isolados, mas, quase sempre, de situações de conflito dos primeiros anos de infância que são afastados da consciência. Estes complexos exercem (para dizer as coisas em poucas palavras) sua ação perturbadora a partir do inconsciente, pelo aparecimento de sintomas neuróticos. O que representa a 'causa' dos conflitos não superados está, muitas vezes, num distúrbio da relação emocional filho-pais (com frustração ou mimos demasiados), bem como na existência de impulsos, necessidades e normas contraditórias que levam a desacordo entre as exigências instintivas do indivíduo e as formas do comportamento impostas pela sociedade.

(....)"

(In: SPOERRI, T.H., Kompendium Der Psychiatrie, S. KARGER AG, Basel, Suíça, trad. Samuel Penna Reis: MANUAL DE PSIQUIATRIA, Livraria Atheneu, Rio de Janeiro, São Paulo: 1988, 8ª ed., p. 167, verde-vermelho meu)

 


Home Page