Com os pés do silêncio de Você Cidadania

Home Page

DULCE CRITELLI - dulcecritelli@exisentia-br.com - em outras idéias sob o título Com os pés do silêncio, publicadas na contra-capa do caderno equilíbrio do jornal Folha de S. Paulo de 14.11.2002, oferece elementos para reflexão filosófica, ao evidenciar o que faz a diferença entre o "cair a ficha", o "insight", a "intuição", e a mera repetição de conhecimentos já produzidos.

Tudo isso porque a Filosofia, ao contrário das Ciências, questiona as bases do próprio conhecimento - inclusive o científico - promovendo assim o avanço das próprias Ciências. Nesse sentido temos a Filosofia do Direito, a Filosofia da Matemática, a Filosofia da Biologia, a Filosofia da Medicina, etc., tudo a partir do "espanto", do "cair a ficha"...

De volta ao artigo, vale destacar os seguintes parágrafos finais, in verbis:

"(....)

Esse espanto é um lugar de silêncio. Só o silêncio possibilita o desvelamento do que quer se mostrar para nós. O silêncio é uma clareira, uma luz sob a qual se pode refletir aquilo que antes vivia nas trevas. O espanto, o silêncio e a luz se unem para refletir (daí a reflexão) o que e como as coisas são. Só depois é que sentiremos a necessidade de sair do silêncio. De ir em busca de palavras para exprimir e comunicar nossa descoberta, palavras que a guardem e a protejam do esquecimento. Como nossa cultura ocidental valoriza não a reflexão, mas a ação; como ela autentica não o recolhimento, mas a atividade produtiva, é sempre muito difícil entender o que é parar de raciocinar para refletir. É difícil tanto entender o que é esse silêncio quanto silenciar. Não temos, como os orientais, um ritual culturalmente desenvolvido para nos levar ao silêncio, como a meditação. Temos de nadar contra a maré.

Mas o primeiro passo pode ser dado. Trata-se de desmistificar a crença de que só o pensamento produtivo vale alguma coisa. Trata-se de acreditar, como Heidegger, que ‘...os grandes pensamentos sempre chegam com os pés do silêncio’."

Agora ficou mais simples entender o que este Cidadão Candidato à Filósofo quer dizer quando expressa algo como...

...‘... e agora mister expressar em linguagem humana
algo que estava em pensamento faz várias voltas terrestres-solares...’....

pois várias vezes os universos de discursos que este Advogado elabora para defesa coletiva de Você Cidadania não contam com as palavras necessárias ou quando existentes não são de domínio geral dos(as) Operadores(as) do Direito (p. ex. Lógica Paraconsistente).

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: Parece que este Cidadão realmente é "de outro Planeta"... ??? Então favor navegar por -  www.mundodosfilosofos.com.br - pois o mundo não é o que parece...

 


Home Page