Da Filosofia como especulação para Você Cidadania

Home Page

MILTON GAMEZ, em artigo/entrevista publicado no caderno Fim de Semana Valor&EU, do jornal Valor Econômico - www.valoronline.com.br -, de 15.16.17.03.2002, p. 8-9, em telefonema com MICHAEL KAUFMAN, aborda algumas questões sobre o livro de autoria deste - Soros: The Life and Times of a Messianic Billionaire - Alfred A. Knopf, US$ 27,50 - com destaque para as filosóficas e especulativas articulações que estão presentes no dia-a-dia de Você Cidadania no planeta Terra, in verbis:

"(....)

Valor: Soros será lembrado no futuro?

Kaufman: Ao menos como filantropo. Ele está no mesmo nível de um Rockfeller, um McCormick. Na Rússia, eles vão reconhecer um dia que Soros fez tanto quanto qualquer país para preparar o caminho para a transição pós-comunista. Ele manteve Sarajevo viva. Um astrônomo russo deu o nome Soros a uma estrela. Um micróbio levou seu nome, crianças também. Como filósofo, Soros não estará no panteão de ninguém. Mas sua obsessão pela filosofia o torna diferente das outras pessoas. Desde criança, ele tem o desejo de mudar o mundo. É muito mais do que uma simples ‘egotrip’. Só há duas pessoas no mundo que hoje agem externamente nesse dipo de presunção. Um é George Soros. O outro é Bin Laden. Ossama bin Laen é um rico que montou uma teia de organizações internacionais para promover suas idéias de um mundo justo. Sua visão é sectária, autoritária, antidemocrática; é a sociedade fechada, teocrática, reprimida. Soros vai além da noção de Estado, busca uma realidade supranacional. Mas sua visão é democrática. Ele quer aumentar os padrões globais e trazer igualdade de oportunidades para quantos puder."

Aumentar os padrões globais e trazer igualdade de oportunidades para quantos puder é um nobre propósito não apenas para Pessoas Jurídicas de Direito Público, mas também para as de Direito Privado e para as Pessoas Físicas, na medida das suas possibilidades especulativas, no planeta Terra.

Filosofar, naquele contexto, é refletir sobre os padrões globais, identificando a igualdade de oportunidades frente àqueles padrões, buscando a verdadeira adequação de meios aos fins.

Vale lembrar que grande parte do trabalho de fato e de direito deste Cidadão, que também é Advogado, é pura especulação para Você Cidadania, elaborada em raciocínios hipotético-dedutivos ou em abdução, pois no final das contas, dinheiro é expressão de idéias, representativas de valores em reconfiguração dos paradoxos em paraconsistências.

Filantropicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Congratulations, Mr. Soros!


Home Page