Do Poder Judiciário na Mídia,
para Você Cidadania

Home Page

ALBERTO DINIS, em debate apresentado no programa de televisão/Internet Observatório da Imprensa - www.observatoriodaimprensa.com.br - de 19.03.2002, abordou a questão do trabalho da mídia sobre os problemas do Poder Judiciário brasileiro, com destaque para recentes investigações sigilosas relacionadas à Magistratura que funciona no Estado-Membro do Rio de Janeiro.

Em uma reflexão sobre o tema, é realmente notável a distância que existe entre a Mídia e o Poder Judiciário, com grande desperdício de informações para Você Cidadania, não apenas em relação aos eventuais problemas na administração da Justiça, mas em relação ao funcionamento regular do próprio Judiciário. Vale lembrar que a informação é um direito, nos termos do artigo 220, da Constituição Federal.

Tal situação é resultante de um conjunto de fatores combinados, dos quais são destacados:

1º) O Poder Judiciário tem um ritmo próprio de trabalho, que segue um Processo, Civil ou Penal, etc., gerando um descompasso entre o tempo da Notícia e o tempo da Justiça.

2º) A Mídia tende a abordar o Poder Judiciário em desconexão com os outros Poderes (Executivo e Legislativo), valendo lembrar que a "CPI do Judiciário" não se restringiu apenas ao Judiciário, bem como as fugas e rebeliões em presídios de toda a República Federativa do Brasil não são responsabilidade exclusiva do Executivo, mas envolvem também problemas legislativos e judiciais.

3º) O Poder Judiciário é uma parte da Soberania do Estado, restando ligações administrativas tanto com o Legislativo quanto com o Executivo em suas soluções ou problemas.

Um meio que provavelmente melhorará a comunicação entre Poder Judiciário e Mídia é a criação de Assessoria de Comunicação nos Fórum e/ou Tribunais, visando gerar uma interface de tradução das linguagens usadas pelos(as) Jornalistas com a linguagem usada pelos(as) Operadores(as) do Direito. Basta lembrar que as mesmas palavras guardam significados diferentes, sendo a linguagem jurídica contextualmente rica de significados específicos para cada caso concreto, como num prelúdio e fuga em um cravo bem temperado para Você Cidadania...

Assim como os Departamentos de Recursos Humanos já estão melhorando as relações humanas entre os Operadores(as) do Direito em diversos Fóruns e/ou Tribunais, a Assessoria de Comunicação supra referida, composta por profissionais do Jornalismo e do Direito, também pode melhorar em muito a quantidade e a qualidade das informações prestadas pela Mídia sobre o Poder Judiciário (em seus problemas e soluções), equacionando o tempo da Notícia com o tempo da Justiça, para Você Cidadania, ontem, hoje, e amanhã.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T news: a Mídia pode ajudar o Poder Judiciário noticiando mais e melhor o instituto da Arbitragem, regulado pela Lei nº 9.307/1996, pois grande parte da demora de tramitação dos processos é decorrente do tempo de produção de provas exigido por casos civis, comerciais e trabalhistas, que poderiam estar sendo resolvidos por Arbitragem, com grande vantagem para Todos(as), salvando tempo - dinheiro - da máquina judiciária para casos indisponíveis, como Penais, Tributários, Administrativos, etc.


Home Page