A Filosofia no banheiro
de Você AMÉLIE POULAIN Cidadania

Home Page

JACQUES RANCIÈRE, em artigo traduzido por PAULO NEVES sob o título "A Filosofia no banheiro", publicado no caderno mais! do jornal - www.folha.com.br  - de 20.01.2002, p. 4-5, oferece elementos sugestivos para, entre outras coisas, Você Cidadania Contribuinte do ESTADO DE SÃO PAULO refletir sobre o que o Cidadão está fazendo com o seu dinheiro pago em tributos estaduais e destinados ao custeio da máquina administrativa que move a FACULDADE DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - www.usp.br  - com destaque para os seguintes parágrafos iniciais, in verbis:

"A Filosofia como Maneira de Viver" (‘La Philosophie comme Manière de Vivre’), ‘Pequena Filosofia da Manhã’ (‘Petite Philosophie du Matin’), ‘101 Experiências de Filosofia Cotidiana’ (‘101 Expériences de Philosophie Quotidienne’) , ‘Antimanual de Filosofia’ (‘Antimanuel de Philosophie’), ‘As Consolações da Filosofia’ (‘Les Consolations de la Philosophie’)... O filósofo que examinasse neste período de festas os títulos que figuram nas prateleiras das livrarias parisienses ficaria satisfeito de ver seu ídolo disputar com vantagem sobre Bin Laden a condição de vedete da atualidade editorial. A filosofia está na moda, não resta dúvida. Há alguns anos foi o sucesso dos ‘cafés filosóficos’, onde qualquer um, com a ajuda de um animador, podia vir debater aos domingos de manhã as grandes questões da existência humana. Depois vieram as consultas de filosofia, a filosofia a serviço dos problemas da empresa, jornadas ou semanas filosóficas organizadas com sucesso em várias cidades, grandes e pequenas, convidadas a terem sua hora de filosofia.

Num segundo momento, claro, o filósofo se interroga: o que é exatamente essa filosofia triunfante? E, se conhece seu ofício, ele não pode deixar de observar a tonalidade geral dessa vitrine filosófica. Dos ‘cafés-philo’ aos best-sellers filosóficos, uma mesma afirmação se repete. Ela opõe a filosofia viva, aquela pela qual cada um pode enfrentar os problemas de sua vida concreta, à filosofia universitária, a que se ensina como professor ou que se estuda para vir a ser professor. Em verdade, alguns dos autores pertencem à corporação universitária. Mesmo assim fazem coro com os outros para reivindicar uma filosofia que desça da cátedra para o domínio da vida.

(....)"

Uma filosofia que desça da cátedra para o domínio da vida é muito importante para Você Cidadania, em paralelo ao que ocorre com as Ciências em geral, ao promover a incorporação da teoria pura à prática do dia-a-dia, via tecnologia.

Pergunta: O que o Cidadão, que também é Advogado, está fazendo com o seu dinheiro?

Resposta: O Cidadão, que também é candidato à Filósofo, está usando os ensinamentos filosóficos e jurídicos já pagos por Você Cidadania na - www.usp.br - em petições administrativas e judiciais, como na paraconsistente reductio ad absurdum presente na Ação Popular do Parque Villa-Lobos, entre outras populares ações jusfilosóficas para o fabuloso destino de Você AMÉLIE POULAIN Cidadania (*ver E.T.).

Jusfilosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain -

Breve nos melhores cinemas brasileiros...

...ou em Paris...

...hoje...

...por conta de Você AMÉLIE POULAIN Cidadania, claro!;-)


Home Page