Da importância do método para as Ciências
de Você Cidadania

Home Page

EVA MARIA LAKATOS e MARINA DE ANDRADE MARCONI ensinam que o método é muito importante para as Ciências de Você Cidadania, in verbis:

"4 Métodos científicos

4.1 CONCEITO DE MÉTODO

Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos: em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Assim, o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

(....)"

(In: FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA, 3ª ed. rev. e ampl. - São Paulo: Atlas, 1991 .p. 83)

Claras e precisas as professoras citadas, pois sem método é praticamente impossível até mesmo repetir pessoalmente alguma descoberta que se faz, e menos ainda comunicar a descoberta no meio científico ou popular.

Ainda, entender as diferenças de método das diferentes ciências é muito importante para possibilitar o trabalho entre as diferentes profissões, ao valorar adequadamente cada resultado obtido em dada ciência com outros aspectos da mesma realidade ou realidades paralelas colhidos por métodos de outras ciências.

Um bom exemplo vale mais que mil palavras: o mapeamento das seqüências de bases que formam o DNA e as provas em Direito envolvem métodos diferentes em ciências diversas, com resultados práticos muito importantes para Você Cidadania.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Esta é a razão de iniciar as Ações Populares e/ou Petições Administrativas com definições terminológicas e metodológicas, visando o reconhecimento de paradoxos em paraconsistências, para Você Cidadania.


Home Page