Metrópole com vocação para a grandeza de Você Cidadania

Home Page

CAMILA TEICH, em artigo sob o título "Metrópole com vocação para a grandeza - Com quase 200 mil estabelecimentos empresariais, São Paulo consolida-se como a maior economia da América Latina", publicado no caderno Grande São Paulo da - www.gazetamercantil.com.br   - 25.26.27.01.2002, p. 1, informa que Sampa é a locomotiva das nações latino-americanas, in verbis:

"A maior potência econômica do Brasil e do Mercosul completa 448 anos hoje. A cidade de São Paulo, que até a segunda metade do século 19 não tinha grande importância na economia do País, é atualmente o centro administrativo e financeiro da América Latina.

(....)"

Uma evidência daquela vocação está na quantidade e qualidade de eventos que ocorrerão nesta volta terrestre solar para Você Cidadania, valendo notar que grande parte das maiores e melhores feiras e congressos nacionais ou globais do hemisfério sul do planeta Terra escolhem Sampa para acontecer, sendo exemplares as seguintes:

www.alcantaramachado.com.br

www.ud.com.br

www.fenasoft.com.br

www.exponor.com.br

www.centroimigrantes.com.br

Você Cidadania pode preferir, por razões íntimas, desfilar de lingerie em Paris... hipnotizada pela Torre Eiffel... a bordo de uma barcaça no rio Senna, mas vale lembrar que moeda, comércio, escrita, cidade... como ensina JEAN-PIERRE VERNANT, são as origens do pensamento helênico, fundamental também para o nascimento da Filosofia, in verbis:

"CONCLUSÃO

Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea, orientada para a exploração do meio físico e cujos métodos, instrumentos intelectuais e quadros mentais foram elaborados no curso dos últimos séculos, no esforço laboriosamente continuado para conhecer e dominar a Natureza. Quando Aristóteles define o homem como ‘animal político’, sublinha o que separa a Razão grega da de hoje. Se o homo sapiens é a seus olhos um homo politicus, é que a própria Razão, em sua essência, é política.

(....)"

(In: AS ORIGENS DO PENSAMENTO GREGO, trad. ÍSIS GORGES B. DA FONSECA, 11ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 103)

Feliz 448 voltas terrestres-solares, Sampa Pallas Athena!;-) (ver E.T.)

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

"Athena (or Athene) The Greek goddness of wisdom and the womanly arts, daughter of Zeus and Metis or of Zeus alone. Also known as Pallas Athena, she was identified by the Romans with Minerva."

(In: CLASSICAL GODS AND HEROES - MITHS AS TOLD BY THE ANCIENT AUTHORS - translated and introduced by RHODA A. HENDRICKS, Frederick Ungar Publishing Co., New York, 1972, ISBN 0-8044-2376-8, p. 298, Glossary)


Home Page