USP, espaço de possibilidades para gerações
de Você Cidadania

Home Page

PASCOAL LUIZ TAMBUCCI - pastambu@usp.br - em artigo sob o título "USP, espaço de possibilidades para gerações", publicado no Jornal da USP, 25/2 a 3/3/2002, p. 20 - jornausp@edu.usp.br - convida os(as) Calouros(as) a refletir sobre o que é ser Uspiano(a) para você Cidadania, com destaque para o seguinte parágrafo, in verbis:

"É preciso que os novos alunos saibam viver essa magia, sem deixar que ela se esvaia, antes mesmo que eles a tenham vivido intensamente. Quando estamos na Universidade, na realidade, construímos um meio, um novo espaço de sentido que nos é muito precioso. Urge saber vivê-lo. Existe uma espécie de culto à vida universitária que, muitas vezes, enquanto estamos na própria Universidade, não conseguimos dimensionar, por não conseguirmos avaliar o seu verdadeiro valor. É como estar em uma floresta e não a ver, porque desse lugar só nos é dada a condição de ver a árvore que está diante de nós. Assim é estar na USP. Corremos o risco de ficarmos ofuscados pela nossa escola, instituto ou faculdade, deixando-nos tão absurdamente aturdidos por sua completude que durante quatro, cinco ou seis anos podemos perder a grande chance de compreender a grandiosidade da Universidade propriamente dita.

(....)"

Claro e preciso o professor PASCHOAL LUIZ TAMBUCCI, pois é muito fácil perder a noção de conjunto se e enquanto experimentado apenas parte do todo, sendo importante notar que a própria USP pode e deve refletir institucionalmente em um contexto maior, como Pessoa Jurídica de Direito Público, sujeito de direitos em um Ordenamento Jurídico.

É nesse contexto que tramitam as petições para USP e para Você Cidadania.

Uspianamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page