Temas para desenvolver
o papel do jornal de Você Cidadania

Home Page

ALBERTO DINES oferece alguns temas para desenvolver o papel do jornal de Você Cidadania, com destaque para os seguintes, in verbis:

"(....)

* Há situações verossímeis que não são verdadeiras. E vice-versa. A tarefa do jornalista é fazer coincidir ou dissociar os dois conceitos.

(....)

* Não queira resolver todos os problemas da humanidade numa matéria só. Escolha apenas um deles.

(....)

* Se você não pode dizer tudo, paciência, diga ao menos alguma coisa.

(....)

* Se todos estão olhando para o céu, dê uma olhadinha para o chão. Certamente, você encontrará assuntos que os competidores estão descurando.

* Não se agarre a posições hierárquicas. Jornalismo é uma das poucas atividades em que a criatividade e a inquietação só fazem bem, sobretudo aos chefes.

* Participe, mas alheie-se. Só assim você terá dimensão e isenção.

(....)

* Quem não lê jornal não é jornalista.

(....)

* Quando o jornalista procura a fonte de notícias é legítimo. Quando esta procura o jornalista, desconfie.

* Quem faz uma cruzada ou uma campanha jornalística é o leitor. Você só notará quando estiver no auge dela.

(....)

* Jornalismo é uma atitude otimista, aberta. Aquele que prejulga ou que se ressente previamente com a informação nunca vai encontrar boa informação. Não se briga com a notícia.

(....)

* O jornal é um veículo urbano e o jornalista, um estudioso dos problemas da cidade. São a fonte primária de notícias. As transformações da vida urbana afetam diretamente a vida de um jornal. Das várias disciplinas que compõem a ‘urbanologia’, a comunicação é uma das mais importantes.

(....)

* Todos os jornais e todos os jornalistas têm acesso às mesmas fontes e aos mesmos fatos. A única coisa que distingue um jornal do outro é a criatividade.

(....)"

(In: O PAPEL DO JORNAL: UMA RELEITURA, 6ª ed. amp. e atual., com um apêndice sobre a questão do diploma. São Paulo: Summus, 1996, p. 141-145)

Se o jornal que Você Cidadania lê não está desempenhando adequadamente seu papel, mister escrever uma "carta do(a) Leitor(a)", reclamando.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Com o  www.observatoriodaimprensa.com.br Você Cidadania nunca mais vai ler jornal como antigamente... como prova a Ação Popular do PARQUE VILLA-LOBOS!;-)


Home Page