Psicologia, Economia, Direito e Você Sábia Cidadania

Home Page

O jornal Folha de S. Paulo de 10.10.2002, p. B11, informa que o prêmio Nobel de Economia desta volta terrestre-solar foi para dois seres humanos pioneiros no estudo de como a psicologia econômica e a economia experimental podem ser utilizadas na tomada de decisões, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

Daniel Kahneman, 68, professor na Universidade Princeton, nasceu em Tel Aviv, mas possui cidadania norte-americana e israelense. Formou-se em matemática e psicologia na Universidade Hebraica de Jerusalém e obteve doutorado em psicologia na Universidade da Califórnia (EUA).

Com o israelense Amos Tversky (morto em 1996), desenvolveu o que se chamaria ‘prospect theory’ (teoria da prospecção). De acordo com essa teoria, os indivíduos atribuem maior importância a um ganho seguro do que a um ganho provável, mesmo que esse último possa ser superior. Depois, concluiria que decisões tomadas em momentos de incerteza podem seguir ‘atalhos’ que não seguem os princípios da teoria de probabilidades.

‘É dizer que o indivíduo não é consistente no tempo. Ele pode tomar uma decisão: ‘amanhã eu vou fazer isso’ e no dia seguinte, diante de uma série de variáveis, não agir como previra’, explica o economista Aloísio Pessoa, professor da escola de pós-graduação da fundação Getúlio Vargas.

Os estudos do norte-americano, iniciados na década de 50, inspiraram uma série de trabalhos em economia e finanças na análise de comportamentos como o ‘efeito de manada’ (quando o agente move-se na mesma direção do resto do mercado pelo temor de ser abandonado à própria sorte).

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Você Sábia Cidadania tem um ditado popular que diz:

"Mais vale um passarinho na mão do que dois voando..."

a lembrar o saber daqueles estudos que ganharam o Nobel de Economia, bem como a popular "mão-invisível" de ADAM SMITH (1723-90), em outros contextos...

Nesse e naqueles contextos..., vale lembrar que a inconsistência humana está presente - em Lógica Paraconsistente - em todas as ações populares deste Cidadão, como nas séries Tabagismo e o Direito & Alcoolismo e o Direito, Factoring, Contribuições Parafiscais, Parque VILLA-LOBOS, Créditos de Natureza Alimentar, dos Contos de Réis, na Biossegurança, na do BANESPA, na Dívida Externa da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, nos pedidos de honorários advocatícios provisórios, etc.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T. Nobel: Em Psicologia, Economia e Direito, vale lembrar ainda o artigo 170 da Carta Magna brasileira, para destacar um valor que parece 'invisível', mas que está no caput do dispositivo que regula a ordem econômica e financeira, sua dignidade, in verbis:

"Art. 170 A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I - soberania nacional;
II - propriedade privada;
III - função social da propriedade;
IV - livre concorrência;
V - defesa do consumidor;
VI - defesa do meio ambiente;
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;
IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.

Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei." (negrito meu)

E.T. IgNobel: Em sede de IgNobel-2002, vale referir a psicológica e econômica premiação dos(as) executivos(as) de companhias norte-americanas, por manipularem a teoria matemática dos números imaginários aos balanços das "anônimas sociedades"...


Home Page