Proposta estabelece taxa de 50% sobre produtos do fumo
e o Direito de Você Cidadania

Home Page

O JORNAL DO SENADO - www.senado.gov.br - de 01.08.2002, p. 4, informa que, in verbis:

"Proposta estabelece taxa de 50% sobre produtos do fumo

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá apreciar projeto de lei que cria taxação de 50% sobre os preços do fumo e derivados. A proposta visa garantir ao Ministério da Saúde recursos para o tratamento de doenças provocadas pelo uso desses produtos. A matéria deverá ser relatada pelo senador licenciado Bello Parga (PFL-MA).

Segundo dados apresentados na justificação da proposta, 12% dos óbitos registrados anualmente no Brasil são decorrentes de doenças provocadas pelo uso do fumo, que hoje representam a terceira maior causa das mortes ocorridas no país.

Vários países, conforme proposta do ex-senador Luiz Estevão, já adotam como princípio cobrar, dos próprios consumidores de fumo e seus derivados, os gastos registrados pelo Estado no tratamento das doenças provocadas pelo produto. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo vem acionando judicialmente as indústrias do fumo, exigindo o ressarcimento dos gastos destinados à pesquisa e ao tratamento de doentes do tabagismo.

Segundo os defensores da cobrança, o fumante, como causador de sua própria doença, deve ser o responsável financeiro, pelo menos em parte, de seu tratamento. Alivia-se, assim o ônus que recai sobre o Estado e os contribuintes.

Há também a expectativa, segundo o autor do projeto, de que o aumento do preço final dos produtos do fumo contribua para reduzir a sua utilização. O aumento de preço do produto seria um desestímulo ao seu consumo."

Há várias questões supra referidas que estão envolvidas no projeto - objeto de estudo renovado por este Cidadão - e que serão discutidas nos próximos hipertextos, após a re-leitura de alguns textos próprios e alienígenas.

Você Cidadania que acompanha este Cidadão desde o início dos trabalhos, com petições administrativas, já tem uma idéia dos próximos hipertextos...

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page