A poética clássica no Carnaval de Você Cidadania,
ou reflexões para uma nova fantasia

Home Page

ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO ou DIONÍSIO, cada qual no seu modo, refletiram sobre os problemas da arte em geral, tratando da poética (atual Estética) com amplitude e rigor (cf. A POÉTICA CLÁSSICA - ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO; introdução por ROBERTO DE OLIVEIRA BRANDÃO; tradução direta do grego e do latim por JAIME BRUNA, 7° ed., São Paulo: Cultrix, 1997).

Em época de Carnaval na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, mister tecer reflexões para uma nova fantasia de Você Cidadania.

A Arte, enquanto artifício ou imitação, se opõe ao natural enquanto não criado pela manipulação humana. Cantos, danças, literatura, dramaturgia, e todas as demais formas de manifestação artística são, nesse sentido, buscas de uma perfeição de algo que se aprecia, ou crítica de algo que não satisfaz.

No Carnaval todos esses elementos estão presentes.

Cada Escola de Samba manifesta em seu samba-enredo um relato em homenagem ou crítica a personalidades ou acontecimentos, por letras, ritmos, melodias, fantasias, coreografias e administração empresarial próprios. Tudo isso é avaliado por uma comissão julgadora, que confere notas às melhores escolas.

A máscara teatral - persona - também está presente no Carnaval de rua ou de salão de Você Cidadania, a representar desejos e/ou repulsas individuais e/ou coletivas (v.g. máscaras do BIN LADEN, BUSH, SADDAN, LULA, etc.)

Neste Carnaval a sugestão deste Cidadão para Você, após rasgar a fantasia na quarta-feira de cinzas, é criar uma nova: fantasia de Cidadania.

Pessoas jurídicas já estão preparando esta nova máscara de apresentação social, enquanto empresas cidadãs, inclusive com o ‘balanço social’.

Pessoas físicas estão via de regra preocupadas com suas ‘máscaras’ profissionais e/ou pessoais, enquanto Médicos(as), Advogados(as), Engenheiros(as), Professores(as), Políticos(as), Sindicalistas, Artistas, Esportistas, freqüentadores(as) de certos círculos sociais e/ou culturais, etc., porém se esquecem que a ‘máscara’ de Cidadania não é apenas para ser vestida por ocasião das eleições, quando o voto é obrigatório, mas sim toda e qualquer ocasião que requeira uma atitude civil.

Na atitude civil estão englobadas as manifestações ambientais, culturais, históricas, artísticas, administrativas e/ou judiciais, quer em petições ou ações populares, etc., sempre no sentido coletivo ou difuso da causa.

Neste carnaval ao rasgar sua fantasia de BIN LADEN, BUSH, SADDAN, LULA, etc., crie uma nova, a fantasia de Cidadania.

Este Cidadão Rei Momo agradece antecipadamente os próximos diários carnavais, desde já lembrando que acredita na fantasia de Você Cidadania!

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

E por falar em fantasia, este gatuno garotinho Cidadão está pensando em ir ao shopping center IGUATEMI, tomar um copo-de-leite apreciando poéticos registros visuais da Bela...


Home Page