Por que cidadania? Ou melhor:
quem é Você Cidadania?

Home Page

FRANCISCO COSTA, em matéria sob o título "Por que cidadania? Ou melhor: o que é cidadania?", publicado no caderno VALOR/EU&FIM DE SEMANA n.º 139, p. 19, aborda uma intrigante questão que este angélico Cidadão circunvoando (neologismo passado cf. pedido) faz no dia-a-dia, quando este Advogado do Diabo defende coletivamente interesses, inclusive históricos, de Você Cidadania.

O artigo indica a obra coletiva HISTÓRIA DA CIDADANIA, uma publicação da Editora Pinsky Ltda. - www.editoracontexto.com.br - como uma notável pista em busca daquela resposta.

Logo na introdução da obra JAIME PINSKY faz uma pergunta e oferece resposta, in verbis:

"Afinal, o que é ser cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Este livro trata do processo histórico que levou a sociedade ocidental a conquistar esses direitos, assim como dos passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos.

(....)"

Historicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Sobre o assunto, cf. civil debate público no Fórum da  Fnac - www.fnac.com.br - com as participações especiais de CLAUDIA COSTIN, CLOVIS ROSSI, MARIA LYGIA QUARTIN e JAIME PINSKY.

Próximo episódio...

Por que cidadania? Ou melhor:
quem é Você Cidadania? II


Home Page