O caminho da consciência global
para Você Cidadania

Home Page

ALAIN TOURAINE, em artigo sob o título O caminho da consciência nacional (tradução de LUIZ ROBERTO MENDES GONÇALVEZ, Folha de S. Paulo, 06.7.2003, Mais!), defende, in verbis:

"(....)

O Brasil precisa de um Estado forte, apoiado em seu imenso mercado interno, em sua grande capacidade de produção e mais ainda numa intensa consciência nacional. Pois somente a consciência nacional permite a uma democracia se reforçar, combinando o que muitas vezes parece contraditório, a pressão popular e o reino da lei.

(....)"

O teoria é linda, a prática pode ser melhor ainda...

Isso porque a consciência nacional referida está em desenvolvimento paralelo com a consciência global, na qual a geopolítica posição brasileira ganha destaque maior e melhor a cada volta terrestre-solar.

Assim, se Você é Alienígena e quer ganhar mais e melhor com a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, mister reconhecer as potencialidades em efetivação daquela nação, computando no seu planejamento estratégico um "risco Brasil" que seja realmente compatível com a realidade nacional, não com o originário desta ou daquela agência de risco desconectada da realidade (uma fonte de informação econômica alternativa é ler os relatórios da administração das cias brasileiras de capital aberto, lá na - www.bovespa.com.br -

Por outro lado, Você Cidadania brasileira também pode trilhar o caminho da consciência global a partir da nacional, buscando seus direitos via desconsideração da personalidade jurídica, quando cabível em Direito de Consumo (Indústrias do Tabagismo, Alcoolismo, etc.).

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page