Como se faz uma Revolução
para Você Cidadania?

Home Page

"Consulte a sua consciência!
Você tem um dever a cumprir!
M.M.D.C."

Nove de Julho é uma data histórica muito cara para Você Cidadania Paulista/na.

Nove de Julho é uma data histórica muito cara para quem estudou, estuda, ou estudará na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a velha e sempre nova Academia.

"Quando se sente bater
No peito heróica pancada
Deixa-se a folha dobrada
Enquanto se vae morrer..."

ANA LUIZA MARTINS e HELOISA BARBUY respondem à pergunta tema deste hipertexto, in verbis:

"(....)

Como se faz uma revolução? Além da montagem estratégica, um componente fundamental da preparação revolucionária está na construção de uma disposição de luta. E esse papel fundamental teve o estudantado da São Francisco. Desde a organização da Liga Pró-Constituinte até a conclamação geral para os comícios, manifestações, passeatas, mostrando aos renitentes de São Paulo o apoio popular e ao governo federal a disposição para a luta. Produziram e espalharam panfletos, organizaram comissões que percorriam o Centro, conclamando a população a comparecer aos numerosos comícios que se desenvolviam em locais capazes de abrigar grande contingente, como a Praça da Sé, o Largo do Patriarca ou a Praça da República. Essa militância era permanente. Durante o primeiro semestre de 1932 os comícios proliferaram.

(....)"

(In: ARCADAS - LARGO DE SÃO FRANCISCO - HISTÓRIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Melhoramentos, Alternativa, 1999, p. 171-172)

Foi assim quem heroicamente lutaram muitos colegas da SanFran, dentre os quais morreram em cívica batalha JOSÉ MARIA DE AZEVEDO, CEZAR PENNA RAMOS, JOSÉ PREISZ, ARGEMIRO ALVES SYLVESTRE, ARY CARNEIRO FERNANDES, NELIO BAPTISTA GUIMARÃES e HERMES DE OLIVEIRA CEZAR, conforme registra monumento erigido no pátio das Arcadas, lá na - www.usp.br/fd -

A história não acabou...

Da Revolução lições importantes restaram para as futuras gerações...

A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - www.usp.br - é uma das melhores lições, com benefícios públicos e/ou privados para Você Cidadania não só Paulista/na e/ou Brasileira, mas também de todo Planeta Terra.

Revolucionariamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Este hipertexto faz lembrar as petições administrativas deste Cidadão para USP, pois resgata aquele espírito original de autonomia.


Home Page