Reflexões sobre o ouvir Você Cidadania

Home Page

Ouvir Você Cidadania pode parecer simples e trivial, bastando ligar a TV, o rádio, ler jornais e revistas e/ou num chat aqui pela Internet... mas o encontro exige disciplina e atenção para freqüentar seus espaços - requer uma educação em arte - como ensinam MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA e MARIA HELENA PIRES MARTINS, in verbis:

"2. A educação em arte

A educação em arte só pode propor um caminho: o da convivência com as obras de arte. Aquelas que estão assim rotuladas em museus e galerias, as que estão em praças públicas, as que estão em bancos, em repartições do governo, nas casas de amigos e conhecidos. Também, aquelas, anônimas, que encontramos às vezes numa vitrina, numa feira, nas mãos do artesão. As que estão em alguns cinemas, teatros, na televisão e no rádio. As que estão nas ruas: certos edifícios, casas, jardins, túmulos. Passamos por muitas delas, todos os dias, sem vê-las. Por isso, é preciso uma determinada intenção de procurá-las, de percebê-las.

(....)" (In: FILOSOFANDO - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA - www.moderna.com.br - p. 347)

Agora ficou mais simples entender a razão deste Cidadão parecer não escutar bem o que Você Cidadania fala, fala, fala... sem porém conseguir dizer algo ao civil ouvinte.

É..., este Cidadão vez por outra anda literalmente com algodão nos ouvidos, para ouvir melhor o que Você Cidadania tem a dizer, na voz que vem do coração, em harmonia das esferas.

Filomusicalmente,

 

Carlos Perin Filho

E.T. filosófico-musical:

1º) sofre o fenômeno, conferir também o filme dirigido por ABEL GANCE, sob o título BEETHOVEN (França, 1936), bem como preparar seu ouvido..., com o programa Ouvido Absoluto, na vizinha - www.radioculturasp.fm.br -

2º)

"harmonia das esferas Doutrina, cuja autoria é com freqüência atribuída a Pitágoras, que combina a matemática, a música e a astronomia. A idéia básica é que os corpos celestes têm de produzir música, por se tratarem de grandes corpos em movimento. A perfeição do mundo celeste implica que essa música seja harmoniosa; só não a ouvimos porque está sempre presente. A matemática da harmonia foi uma descoberta fundamental com um enorme significado para os pitagóricos." (In: DICIONÁRIO OXFORD DE FILOSOFIA - www.zahar.com.br - p. 177)

 


Home Page