Por que cidadania? Ou melhor:
Quem é Você Cidadania? II

Home Page

Episódio anterior...

Por que cidadania? Ou melhor: quem é Você Cidadania?

...

Após a tradicional corrida no fim de tarde para oxigenar o Cérebro & Cia. no campus da popular - www.usp.br - este Advogado ficou com a popular preguiça, sem vontade de ir ao Fórum da - www.fenac.com.br - para o debate Cidadania Hoje, com CLAUDIA COSTIN, CLOVIS ROSSI, MARIA LYGIA QUARTIN e JAIME PINSKY, porém o status civitatis deste Cidadão, ao lembrar a bela CLIO (musa helênica protetora da História), falou mais forte... afinal a Lua ‘nova’ quase ‘crescente’, a temperatura ao redor dos 20ºC... céu parcialmente nublado, sem chuvas... é, tempo bom para pensar em histórias para a História de Você Cidadania!

Ao chegar ao Fórum este Cidadão reparou que Ninguém havia chegado, aproveitando a oportunidade para locação próxima aos cinematográficos SALVADOR DALÍ (1904-89) e CHARLES CHAPLIN (1889-1977), em registros visuais de YUL BRYNNER.

Após alguns minutos de leitura de jornal, os trabalhos foram iniciados.

O organizador JAIME PINSKY lembrou não se tratar o livro História da Cidadania uma coletânea de artigos desconexos, mas sim de um projeto estruturado em temas que ganharam corpo na escrita de Autores(as) selecionados(as) cuidadosamente, visando abordar desde a pré-história da Cidadania, passando por seus alicerces, desenvolvimento, até Você Cidadania no Brasil. Em antecipação ao debate deixou uma série de perguntas no ar... Existiria uma Cidadania Ambiental? Estaria ela de alguma forma relacionada com a Planetária...? Onde estão as estruturas jurídicas e políticas de contrapartida da globalização econômica...?(*)

Enquanto isso... chega CLAUDIA COSTIN, lembrando que a Educação é fundamental para mediação cultural, sendo o acesso ao livro de suma importância, desde que Você Cidadania saiba ler e entender o que está escrito...

Por sua vez MARIA LYGIA QUARTIN abordou aspectos femininos da Cidadania, conforme artigo inserto no contexto brasileiro.

Para concluir CLOVIS ROSSI fez um paralelo entre Você Cidadania enquanto Consumidor(a) e enquanto Cidad(ã)o propriamente dito(a), sendo aquela condição muitas vezes indevidamente confundida com esta.

Os debates foram iniciados ao som de latidos de um(a) canis que parecia estar pedindo desconto para compra de História da Cidadania além da coleira, digo, do cartão de fidelidade da - www.fenac.com.br - lembrando este Advogado que este cínico ( * * ) Cidadão está 171% de "rabo preso" com Você Cidadania.

Entre um latido e outro diversas questões enfocaram a questão da Educação, da Nacionalidade, da Globalização e da preponderância de valores culturais vinculados aos econômicos em todos esses processos sociais.

Este Cidadão não fez perguntas.

Por quê?

Seria apenas mais um surreal e mudo sintoma civil...?

Crônicas à parte... a razão da aparente e surreal não pergunta é função da muda gerada a cada vez que é feita:

Quem é Você Cidadania?

Pode parecer só mais uma clássica pergunta de um(a) Psicólogo(a) em início de tratamento de Alguém com distúrbios de identificação, mas não é só isso, ou tudo isso...

Ao longo da História da Cidadania o próprio conceito de fato e de direito de quem é Cidadania mudou muito e a partir de tal posicionamento resultados diferentes foram gerados das relações sociais então estabelecidas entre Cidadania e Demais Personagens Sociais.

Nesse aspecto mister explicitar uma metodologia de trabalho que este Advogado usa ao defender interesses coletivos para Você Cidadania.

Primeiro é identificada uma nulidade administrativa, simples (executivo, legislativo ou judiciário) ou complexa (duas ou mais daquelas expressões do Poder Soberano de Você Cidadania), seja na administração federal, estadual ou municipal. Essa fase é relativamente simples, basta ler jornais (v.g. JORNAL DO SENADO - www.senado.gov.br ), revistas, ouvir rádio e ver TV, a partir de uma perspectiva civil.

Segundo é focado no tecido social coletivo de Você Cidadania qual parte é afetada. Algumas vezes é Você Cidadania Consumidora, outras Você Cidadania Contribuinte, outras Você Cidadania Ambientalmente Prejudicada, Cidadania Usuária de Serviços Públicos, Você Cidadania Que Está Presa(o) Além do Tempo da Sentença, em suma, Você Cidadania Historicamente Situada. Essa fase pode durar desde algumas frações de segundo até várias voltas terrestres-solares, e guarda íntimas implicações com a próxima fase.

Terceiro, são revaloradas em lógica jurídica paraconsistente alguns parâmetros que determinam o enquadramento de fato e de direito do problema. Nesta fase neologismos são eventualmente criados e explicitados. Essa é a parte mais complicada, na qual este Advogado revela todo sua (in)competência on line, ou a (des)vantagem competitiva deste Cidadão para atender necessidades históricas de Você Cidadania.

Quarto, é formulado o pedido administrativo, ou mesmo de correção judicial da nulidade administrativa, visando sanar ou recompor a situação de fato e de direito.

Historicamente,

 

Carlos Perin Filho

( * ) cf. LISZT VIEIRA e CELSO BREDARIOL em CIDADANIA E POLÍTICA AMBIENTAL - Rio de Janeiro: Record, 1998.

( * * ) "cínicos (do gr. kynikos: como um cão) Os "filósofos cães", provavelmente assim chamados devido à alcunha de *Diógenes de Sinope, seu fundador e membro mais proeminente. Na Antigüidade, os cães eram símbolos da falta de vergonha. Para os cínicos, a vida virtuosa consistia na independência obtida através do domínio dos desejos e necessidades: a felicidade exige que nada se deseje, para que não se sinta a falta de coisa alguma. Para encorajar as pessoas a renunciar aos desejos criados pela civilização e pelas convenções, os cínicos empreenderam uma cruzada de escárnio anti-social, na esperança de mostrar, pelo seu próprio exemplo, a frivolidade das ilusões da vida social. Sobre alguns dos resultados dessa atitude ver Crates; Diógenes; Hipárcia." (BLACKBURN, Simon - DICIONÁRIO OXFORD DE FILOSOFIA - www.zahar.com.br )


Home Page