Da persistência da desigualdade econômica
no tecido social coletivo de Você Cidadania

Home Page

ANDRÉ CHAVES DE MELO e FÁBIO RUBIRA, em artigo sob o título A persistência da desigualdade, publicado no Jornal da USP, 25 a 31/8/2003, p. 4, informam que apesar de o Brasil ter as maiores taxas de mobilidade social do mundo, paradoxalmente a desigualdade econômica permanece imutável. Segundo o professor José Pastore, da FEA, parte disso se deve a algumas leis, criadas para impedir mudanças, com destaque para a seguinte pergunta e resposta, in verbis:

"JUSP - O senhor ressaltou que, apesar de todos esses méritos, o Brasil continua sendo uma sociedade de contrastes. Há ainda muito trabalho, nesse sentido, para os gestores públicos?

Pastore - Não há dúvida. A desigualdade persiste, ela não se move. O índice que a mede está estável há várias décadas. Ele é uma linha horizontal praticamente imóvel. Parece um eletrocardiograma de morto e isso tem muito a ver com nossas raízes históricas, com nosso passado. Essa desigualdade é gerada pela dificuldade de acesso à terra, ao crédito, à educação e à saúde. E é mantida por uma série de leis que aparentemente buscam a justiça social, mas que, na verdade, reforçam a desigualdade. Peguemos como exemplo o seguro desemprego: apenas 7% de seus recursos são utilizados por pobres enquanto 93% são utilizados por não pobres. Veja que desigualdade fantástica. Isso é legal, é mantido pela lei. Não é algo que foi criado no século passado. O que foi criado no século passado foi a tradição de nós mantermos por meios legais os privilégios dos incluídos contra a indignidade da vida dos excluídos. É isso que alimenta a desigualdade social." (negrito meu)

Agora ficou mais fácil entender a razão deste Cidadão Zé Ninguém vez por outra sentir ser o cinematográfico ZÉ DO CAIXÃO ao representar o tecido social coletivo de Você Cidadania em petições administrativas e/ou ações populares...

Economicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

I) "Como enfrentar a Pobreza no Brasil e na América Latina? Novas Idéias e Experiências", com o Dr. BERNARDO KLIKSBERG, no Auditório da FEA5, com informações e inscrições em - www.fia.com.br/portalmba - com eventual e econômico encontro das trevas com este Cidadão, que também é Advogado do Diabo...

II) Você Cidadania está jogando para ganhar, www.carlosperinfilho.net  é o jogo!;-)


Home Page