A Filosofia da SBPC para Você Cidadania

Home Page

Este Cidadão Candidato à Filósofo em navegação aqui pela Internet em busca da nobre aplicação da palavra Filosofia e encontrou, em - www.sbpcnet.org.br - o que segue, in verbis:

"A SBPC tem como sua principal filosofia o fomento à ciência, canalizando energias de pesquisadores e professores para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Essa meta vem sendo trilhada no combate ao autoritarismo e ao poder político limitador e intervencionista, mantendo o equilíbrio entre o exercício do conhecimento e a sociedade civil, contribuindo para a construção de um país com qualidade de vida, justiça e democracia. Apesar de financeiramente apoiada pelo Estado, a SBPC não abdica de sua independência e soberania em relação às instâncias do poder, buscando afirmar-se como um referencial na valorização da ciência e da tecnologia.


A entidade nasceu multidisciplinar, sem portas fechadas, e mantém-se voltada para um país que se descobre, um laboratório-vivo operando um tecido social complexo e desafiador. Aberta aos jovens e aos não-especialistas, a SBPC afirma-se na luta para resolver os problemas atinentes à pesquisa, à pós-graduação e ao aperfeiçoamento de professores, sem deixar de exercer a politização necessária à manutenção da liberdade de expressão e da ética.


O sucesso e a afirmação da SBPC apenas estimulam a luta para superar uma das características mais perversas nas relações entre a academia e o poder político no Brasil: a exclusão dos cientistas dos mecanismos de decisão governamentais, da definição de políticas e estratégias. Apesar disso, uma coisa é certa: não se pode conhecer e compreender a história das relações entre a comunidade científica, a sociedade e o Estado brasileiro sem trilhar a própria história da SBPC."

Vale lembrar que a SBPC está em eleições, agora também com um Filósofo Candidato!;-)

Filosoficamente,

  

Carlos Perin Filho

E.T.: Independentemente de quem ganhar a eleição, este Cidadão sinceramente espera que a SBPC ajude como puder Você Cidadania Dependente e/ou Não nas seguintes questões:

1) Tabagismo / Alcoolismo;

2) Drogas ilícitas.


Home Page