Reflexões newtonianas sobre a gravitação universal
de Você Cidadania no planeta Terra

Home Page

"Conhecemos o leão pelas suas garras"
(JOHANN BERNOULLI, sobre a autoria da solução 'anônima'
[de NEWTON]
ao problema braquistócrono)

 

SIR ISAAC NEWTON (1642-1727), matemático e físico britânico, tratou de modo ímpar o estudo da Mãe-Natureza, traduzindo matematicamente leis deveras importantes para a gravitação universal de Você Cidadania no planeta Terra (cf. Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).

WILLY BIONDANI, em registro visual impresso no topo da p. E-2, do caderno ILUSTRADA do jornal Folha de São Paulo de 17.01.2003, fornece uma poética tradução visual das Leis de Newton, a seguir referidas em palavras:

Primeira Lei de NEWTON, ou popular lei da inércia (a lei que mais pegou... muito usada pela máquina-administrativa da Administração Pública):

"Todo corpo isolado permanece em equilíbrio, quer parado ou em movimento", como prova a bela GISELE BÜNDCHEN naquele registro visual, perfeitamente em harmonia com suas massas devidamente compensadas em curvas e/ou retas, todas universalmente atrativas, quer esteticamente estáticas, quer cinematograficamente dinânicas;

Segunda Lei de NEWTON:

"A força resultante sobre um corpo é diretamente proporcional à aceleração que o mesmo adquire", como provam o sangue que corre nas veias e artérias, bem como o ar que entra e sai dos pulmões da bela GISELE BÜNDCHEN, em massas aceleradas pelas leis de seu coração, no exato instante t do registro visual;

Terceira Lei de NEWTON:

"A cada força de ação, corresponde uma força de reação, de mesma intensidade, mesma direção, porém em sentido contrário", como prova a força normal que se opõe à força peso da bela GISELE BÜNDCHEN, bem como a luz que ilumina carinhosamente seu corpo, que reflete na ocular as coloridas freqüências na macia pele não absorvidas, em efeitos óticos a superar a universal gravitação para atingir o mundo muito pequeno - deste Baixinho Quântico Cidadão - aquele que possibilita o teletransporte de Você pelos infinitos universos da Cidadania.

Para completar, mister referir a Lei de Newton para a gravitação universal de Você Cidadania, que afirma a matemática atração - com forças opostas - de dois corpos colocados a uma distância d um do outro, com intensidades diretamente proporcionais ao produto de suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distâncias que os(as) separa, como provam o Sol, que atrai a Terra, que atrai a Lua...

Naturalmente,

 

Carlos Perin Filho

E.T. Milk Way:

Sobre o romance da Ciência:

conferir

RETALHOS CÓSMICOS

de MARCELO GLEISER

Sobre a era clássica e o mundo do muito pequeno, conferir

do mesmo autor

A DANÇA DO UNIVERSO - DOS MITOS DA CRIAÇÃO AO BIG-BANG

ambos editados pela Companhia das Letras - www.mtecnetsp.co.br -

Sobre Física, conferir os sites a seguir:

- www.fisica.net -

- www.conviteafisica.com.br -

- http://physicsweb.org/tiptop/vlab -

- www.if.usp.br/fisico -

- www.terra.com.br/fisicanet/ -

- www.ufc.br -

Para acompanhar sua navegação, que tal um copo de leite... ! ? ...após responder ao seguinte teste de aferição de aprendizagem:

Questão Única !:-(cuidado com a pegadinha da mão-invisível deste Cidadão!;-)

Qual o peso da bela GISELE BÜNDCHEN?

(Obs.: In natura, como no registro visual, ao nível-médio-do-mar-equatorial,
na praia que a bela escolher, após tomar o hidratante copo lácteo!;-)

Resposta a) "X" newtons, pois o peso é uma força resultante da multiplicação da massa da bela GISELE BÜNDCHEN, em kilogramas, pela aceleração da gravitação no planeta Terra, que é aproximadamente 9,81 (nove inteiros e oitenta e um centésimos) metros por segundo a cada segundo.

Resposta b) "X" kilogramas, pois é assim (Kg) que está grafado na balança que, aliás, foi aferida pelo INMETRO, com ISO 9000, etc. e tal e Todos(as) medem o peso na balança...

Resposta c) Após beber, beber, e beber o hidratante leite, a felina GISELE BÜNDCHEN desenvolveu super-poderes - como a lacto-levitação - superando a força da gravidade que afeta os(as) Terréqueos(as)-Que-Não-Bebem-Leite no planeta Terra.

Resposta d) Nenhuma das respostas anteriores.

Resposta e) Todas as respostas anteriores.

Resposta f) "Fui".


Home Page