Da celebração das cidades
para Você Cidadania

Home Page

JAIME LERNER, em artigo sob o título A celebração das cidades, publicado no jornal Folha de S. Paulo, 15.9.2003, p. A-3, destaca a importância de celebrar as cidades para Você Cidadania, com destaque para o primeiro parágrafo, in verbis:

"A grande discussão ideológica no mundo é a globalização ou a solidariedade. Pode-se ser contra a globalização, mas como se manifesta a solidariedade? Costumo dizer que a cidade é o último refúgio da solidariedade, é a nossa garantia e salvaguarda. Como já aconteceu com o movimento a favor do meio ambiente, que começou em 1972, em Estocolmo, e despertou uma preocupação mundial, eu diria que este é o momento da cidade."

Vale lembrar, com MARILENA CHAUI, que o surgimento das cidades foi muito importante para a História da Filosofia, in verbis:

"o surgimento da vida urbana, com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietária de terras, por quem e para quem os mitos foram criados; além disso, o surgimento de uma classe de comerciantes ricos, que precisava encontrar pontos de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio da aristocracia de terras e de sangue (as linhagens constituídas pelas famílias), fez com que se procurasse o prestígio pelo patrocínio e estímulo às artes, às técnicas e aos conhecimentos, favorecendo um ambiente onde a Filosofia poderia surgir;"

(In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 32)

Assim, historicamente não há uma oposição intrínseca entre a globalização e a urbanização, mas sim uma relação complementar, onde a solidariedade e a competição guardam espaços que dialogam, na síntese da civilização. A cidade não é o problema, a cidade é a solução, como diz o arquiteto JAIME LERNER, que também é Cidadão.

Celebrar a urbanidade pode ser um gesto simples, como jogar o lixo no lixo, transitar pelas ruas respeitando as leis de circulação, visitar Curitiba, Brasília, (re)ler o Estatuto da Cidade, disponível em - www.senado.gov.br - etc., etc., etc.

Celebrar a urbanidade pode ser uma experiência artística, presente na visita às representações de VILANOVA ARTIGAS, no INSTITUTO TOMIE OHTAKE (fone 11 68441900), ou na V BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, portão 3 (fone 11 55745922).

Urbanamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page