O sétimo passo decisivo para
administração participativa de Você Cidadania

Home Page

IDALBERTO CHIAVENATO, no sexto capítulo de GERENCIANDO PESSOAS - O PASSO DECISIVO PARA A ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (Makron Books, 1992), considera a preparação da equipe de trabalho como mais um importante passo rumo à  administração participativa.

A preparação da equipe de trabalho é fundamental para o gerenciamento de pessoal objetivado à administração participativa. Nessa tarefa, a comunicação, a consonância e o desempenho, o treinamento e desenvolvimento, a eficiência e a eficácia, e os fatores de êxito no desenvolvimento da equipe são elementos fundamentais.

1. A comunicação

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa, envolvendo dois conceitos: dados e informação.

Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência. Informação é um conjunto de dados com um determinado significado.

Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa a outra, sendo então compartilhada por ambas. A comunicação humana é um fenômeno contingencial, pois envolve o complexo bio-psicológico e ético-filosófico da pessoa que emite a mensagem e da pessoa que a recebe, bem como possíveis interferências ou ruídos.

Omissão, distorção ou sobrecarga são os três problemas principais de transformação da comunicação.

A eficácia da comunicação pode ser melhorada através da repetição (redundância) e da retroalimentação (retroação por informação). As duas habilidades gerenciais mais importantes para melhorar a eficácia da comunicação são: primeiro, saber ouvir, isto é, captar a mensagem para decodificá-la e interpretá-la adequadamente e, segundo, saber transmitir, isto é, falar ou sinalizar a mensagem para que ela seja corretamente interpretada pela pessoa que a receba.

2. Consonância e dissonância

O processo de comunicação está intimamente relacionado com o sistema de cognição pessoal. A cognição, ou conhecimento, representa o auto conhecimento, bem como o conhecimento do ambiente.

O sistema cognitivo cria o ambiente psicológico de cada pessoa. Assim, o seu comportamento está intimamente relacionado com sua cognição, envolvendo todos os aspectos da comunicação anteriormente analisados.

Nesse contexto, a consonância e a dissonância dizem respeito à adequação entre o entendimento da mensagem ou informação e a ação tomada sobre a mesma. Assim, há consonância em uma decisão tomada de acordo com uma informação e dissonância em uma decisão tomada em contradição. Ainda, a relação irrelevante pode ocorrer, quando a informação e a ação estão desconectadas.

3. O que é desempenho de papel

Papel é o conjunto de atividades e comportamentos solicitados de um indivíduo que ocupa determinada posição em uma organização. O desempenho de papel é influenciado por uma infinidade de fatores, como demonstra o episódio de desempenho de papel. Um bom exemplo é dado por este Cidadão, nos infinitos desempenhos de Zé Ninguém, nas petições administrativas e/ou ações populares, para Você Cidadania.

No episódio do desempenho de papel as discrepâncias de comunicação entre gerência e subordinação são evidenciadas:

Discrepância de expectativas: entre o desempenho de papel esperado pela Gerência e a performance efetivada;

Discrepância de papel: entre o papel reconhecido pela subordinação e sua performance em função da capacidade e experiência;

Retroação de discrepância: é a diferença entre o comportamento de papel do subordinado e o comportamento monitorado pela gerência;

Discrepância de desempenho: entre o comportamento monitorado e a expectativa de papel, frustrando gerência e subordinação.

A principal conclusão que se tira do episódio - como muito bem exemplificado diversas vezes por este Cidadão nas petições administrativas e/ou ações populares - é a extrema relatividade e subjetividade nas comunicações e expectativas interpessoais. A conclusão secundária é que a Teoria da Comunicação funciona de forma muito relativa nas comunicações interpessoais. A comunicação humana é contingencial e relativa. O nível de ruído é muito grande, bem como as barreiras, sendo mister prestar atenção a toda essa potencialidade de dissonâncias e discrepâncias.

4. O conceito de treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento são conceitos diretamente relacionados com a modernização da empresa, pois o impulso alavancador desta está nas pessoas, nas suas habilidades e conhecimentos, na sua criatividade e inovação, na sua inteligência e competência.

Desenvolvimento é a capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos.

Desenvolvimento organizacional (DO) é a mudança planejada da organização, seja da sua cultura, seja da sua dinâmica, seja da sua estrutura organizacional.

O desenvolvimento de pessoal é o crescimento profissional das pessoas através de condições capazes de realizar gradativamente suas potencialidades.

O treinamento é o conjunto de meios de aprendizagem, esta entendida enquanto mudança no comportamento humano decorrente de novos conhecimentos, novas habilidades, novas atitudes e novos conceitos e ‘filosofias’. O treinamento pode envolver quatro tipos principais de mudanças de comportamento, a saber:

a) Mudanças baseadas em informações;

b) Mudanças baseadas em novas habilidades;

c) Mudanças baseadas em novas atitudes;

d) Mudanças conceituais.

O treinamento é um processo cíclico composto de quatro etapas:

1ª) Levantamento das necessidades de treinamento, nos diferentes aspectos:

a) no nível da análise da organização empresarial;

b) no nível da análise departamental;

c) no nível da análise das tarefas e operações.

2ª) Programação do treinamento, envolvendo:

conteúdo do treinamento (o que deve ser ensinado);

quem deve aprender;

métodos (como ensinar);

quem deve ensinar;

local de treinamento;

época ou periodicidade.

3ª) Implementação e execução dos programas de treinamento;

4ª) Avaliação dos resultados do treinamento.

TOM PETERS, ao abordar a questão do treinamento e desenvolvimento, destaca os seguintes aspectos:

1º) Intensa formação e instrução concentrada absolutamente naquelas capacidades primordiais da empresa;

2º) Tratar todas as pessoas como empregados potenciais de carreira;

3º) Reinstruir e reciclar com regularidade.

5. Eficiência e eficácia

Eficiência é o bom método, a boa rotina e a adequação do procedimento. Assim, a eficiência é o melhor meio para atingir um fim.

Eficácia é o alcance do resultado pretendido.

Eficiência (como fazer) e eficácia (porque fazer) são atribuições do desempenho empresarial muito importantes na preparação da equipe de trabalho, visando um gerenciamento de pessoal objetivado para a administração participativa.

A eficiência e a eficácia podem ser baixas ou altas, resultando na variação direta dos conjuntos retorno do investimento e atividade operacional, bem como no alcance dos objetivos.

6. Fatores de êxito no desenvolvimento da equipe de trabalho

O adequado desenvolvimento de uma equipe de trabalho depende de alguns fatores decisivos que devem ser inteligentemente reunidos, a saber:

A equipe deve ter uma implicação multifuncional, como este Cidadão "inventando histórias de outro Planeta" para Você Cidadania e este Advogado denfendendo-as;

Implicação simultânea e de jornada integral, como este Cidadão implicando este Advogado e vice-versa, sendo que ambos dormem sonhando e/ou tendo pesadelos com Você Cidadania, em literal jornada integral;

Co-localização, como provam este Cidadão e este Advogado, em locação em um mesmo civil humanóide;

Comunicação, inclusive telepática, deste Cidadão com este Advogado;

Evitar recursos compartilhados, com a separação inclusive das falas escritas advocatícias das civis;

Envolver pessoas externas à equipe - também aqui na Internet -

Tudo isso porque a adequada preparação da equipe constitui a base do sucesso gerencial e a sua principal vantagem competitiva.

Para concluir mais este passo em busca da administração participativa vale perguntar:

Você está preparada(a) para ser Você Cidadania S/A(*)?

Gerencialmente,

 

Carlos Perin Filho

(*)

Você Cidadania S/A = sociedade civil organizada, pensando globalmente e agindo localmente.


Home Page