Tensões contemporâneas entre o público, o privado
e Você Cidadania

Home Page

GILBERTO DUPAS, em recente palestra e autógrafos sobre o livro TENSÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, Editora Paz e Terra, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos - www.livrariacultura.com.br - investigou algumas das crescentes inquietações provocadas pelas novas realidades sociais, políticas e econômicas deste início de século no planeta Terra, após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Após abordar as tensões contemporâneas entre os indivíduos, o Estado e a sociedade, além de explorar os dilemas da liberdade, pressionada nos confusos limites entre o público e o privado, um rico debate ocorreu entre algumas das 50 a 70 pessoas que compareceram ao evento, entre as quais este Cidadão.

As perguntas em geral focaram aspectos macroeconômicos e políticos do pensamento de DUPAS, com destaque para o salutar e provocador pessimismo que evoca.

Este Cidadão, preocupado com Você Argentina Cidadania, logo no começo do debate aproveitou para perguntar a DUPAS sobre a crise econômica, política e social atual, especialmente a situação de escambo experimentada, que começa a chegar também nas grandes capitais da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Na pergunta insinuou um paralelo do fenômeno econômico e social no contexto da crise de valores próprios da globalização, com a criação de novos padrões monetários (Euro) e desmantelamento de instituições, v.g. ONU.

DUPAS respondeu ser a crise argentina realmente muito grave, porém já apresentaria sinais de recuperação, não sendo provável que a situação de escambo se prolongue por muito mais tempo. Já o jogo de valores que envolve o novo padrão Euro seria muito diferente, em função das relações econômicas européias com os países da América do Norte, notadamente os EUA, que guardam um papel muito importante para a estabilidade econômica mundial.

No decorrer dos debates novas perguntas e respostas esclareceram mais e melhor a civil dúvida deste Cidadão, pois evidenciaram que a questão de fundo nas tensões contemporâneas entre o público e o privado é a revalorização de um complexo de conceitos interdependentes, como os expressos nas questões seguintes:

O que é público?

O que é privado?

Qual o papel dos Governos?

O que é política?

O que é liberdade?

...

E, claro, quem é Você Cidadania?

Culturalmente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page