Pandemias, um risco global para Você Cidadania

Home Page

A revista SCIENTIFIC AMERICAN Brasil - www.sciam.com.br - desta volta lunar-terrestre aborda em matéria de capa a questão das pandemias, enquanto risco global majorado pela deterioração ambiental, a pobreza e a carência educacional.

FRANCISCO O. S. FRANÇA e MARIA RITA BERTOLOZZI, em café filosófico sob o tema Pandemias: custo perverso da exclusão social, na - www.livrariacultura.com.br - em 15.07.2003, teceram considerações audiovisuais sobre o problema que literalmente afeta "todo o povo" - com destaque para a gripe, a tuberculose, a AIDS e a SARS - concluindo em paralelo ao parágrafo seguinte que está no artigo principal daquela revista , in verbis:

"(....)

Assim, somente políticas inclusivas e extensivas a toda a população mundial, que possibilitem amplo acesso à saúde, alimentação, educação, moradia de qualidade, é que poderão levar ao controle da grande maioria das epidemias.

(....)"

Este Cidadão - lembrando as ações populares das séries Tabagismo e o Direito e Alcoolismo e o Direito que este Advogado faz para Você Cidadania - aproveitou a científica oportunidade para interrogar sobre qual o papel do tabaco e do álcool naquelas epidemias.

O Dr. FRANÇA testemunhou ser um papel enorme, pois tanto o tabaco quanto o álcool são causas de inúmeras alterações em vários órgãos e/ou sistemas do corpo humano, com destaque para as patologias que atacam os sistemas respiratórios e gastrointestinal.

Juscientificamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page