Habilidades comportamentais
e a empregabilidade de Você Cidadania

Home Page

Em matéria sob o título Primeiro emprego desafia recrutadores, publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 24.08.2003, p. Ce-1, o INSTITUTO VIA DE ACESSO constata as seguintes competências exigidas pelo mercado de trabalho:

"Ser bicultural;

Dominar o idioma português;

Ser fluente em um segundo idioma;

Lidar bem com a tecnologia;

Resolver sua posição no binômio generalista/especialista;

Ter auto-conhecimento e auto-confiança;

Ter foco em sua carreira;

Ser persistente e paciente;

Saber trabalhar em conjunto;

Trabalhar com o que gosta de fazer;

Ter resistência à frustração;

Observar a intuição;

Ter e manter bons relacionamentos;

Ter espírito empreendedor;

Ter competência para buscar emprego e para manter-se no emprego

Entender o ritual de transição: de estudante para profissional e de escola para Mercado de Trabalho"

Do ideal ao real, a distância é grande, pois a falta de visão de futuro atinge tanto jovens da classe média quanto as baixas, conforme pesquisa realizada pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECURSOS HUMANOS com 120 jovens universitários, segundo p. Ce-2 da mesma mídia, com destaque para as seguintes conclusões da mesa redonda de debates de RH:

"(....)Devemos convidar os jovens a participar de fóruns como este. A não participação do jovem no estudo de sua condição enquanto cidadão e profissional, é uma espécie de exclusão.

(....)

Deveríamos dar aos jovens espaço para questionamento, investir no ensino de filosofia.(....)"

A Filosofia é muito importante não apenas para encontrar um emprego no mercado de trabalho, mas para a vida, possibilitando encontrar trabalho quando não há emprego. Vale aqui lembrar o que é empregabilidade:

"(....)

Em nosso dicionário profissional, então, consta um novo verbete: Empregabilidade que é a capacidade de expandir as alternativas de obter trabalho e remuneração sem a preocupação de trabalhar com vínculos empregatícios". Transformar você mesmo no seu próprio negócio. Ter vários patrões em vez de um só. Ser, enfim, um consultor/prestador de serviços capaz de gerar interesse em várias das organizações que estão se reestruturando para o futuro, com terceirizações de alto nível."

(CASE, Thomas A. et al - www.catho.com.br - EMPREGABILIDADE, São Paulo: Makron Books, 1997, p. X)

A Filosofia é muito importante para Você Cidadania assumir seu próprio negócio, ao historicamente reconhecer o valor de ser o seu dever.

Sinceramente,

 

 

Carlos Perin Filho


Home Page