Cidadão participa de mais uma
Corrida Internacional
de S. Silvestre, com Você Cidadania

Home Page

Como de costume, este Cidadão participou, sob chip nº 7588, da 79ª CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE - www.saosilvestre.com.br  - com uma parcela do tecido social coletivo de Você Cidadania, em comemoração por mais uma volta terrestre-solar no planeta Terra.

Um detalhe técnico importante deste evento ficou por conta de uma das organizadoras da prova, a FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO, que distribuiu a seguinte nota por ocasião das inscrições, in verbis:

-------------------------------------------------------------

FPA
FEDERAÇÃO PAULISTA
DE ATLETISMO

NAS CORRIDAS DE RUA

Corrida de Rua só é legal se tiver a supervisão da confederação ou federação estadual, conforme Art. 67 do Código de Trânsito Brasileiro - lei 9.503/97

A FPA está intensificando os trabalhos para que você tenha o máximo de respeito e segurança nas Corridas de Rua.

Para 2004 a FPA traz muitas novidades:

* Cartão de Corredor de Rua FPA

* Ranking Oficial de Corredor de Rua

* Site Oficial de Corridas de Rua (já ativado). Ele tem informações gerais direcionadas a quem organiza e quem participa de Corridas de Rua como: leis, normas, regras, calendário, notícias, contatos e o papel principal da federação no gerenciamento das corridas. Acesse:

www.corridasderuafpa.com.br

www.nosamamosatletismo.net

CORREDOR NÃO FAÇA DA SUA CORRIDA UMA AVENTURA!

--------------------------------------------------------------------

Este Cidadão Atleta Amador, que também é Advogado, foi ao Código de Trânsito Brasileiro conferir a lex, e encontrou, in verbis:

"Art. 67. As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependerão de:

I - autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas;

II - caução ou fiança para cobrir possíveis danos materiais à via;

III - contrato de seguro contra riscos e acidentes em favor de terceiros;

IV - prévio recolhimento do valor correspondente aos custos operacionais em que o órgão ou entidade permissionária incorrerá.

Parágrafo único. A autoridade com circunscrição sobre a via arbitrará os valores mínimos da caução ou fiança e do contrato de seguro."

Vale notar que o próprio Código (Lei nº 9.503/1997) tem um capítulo inteiro para regular o exercício dos direitos deste Cidadão e de Você Cidadania, in verbis:

"CAPÍTULO V
DO CIDADÃO

Art. 72. Todo Cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.

Art. 73. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.

Parágrafo único. As campanhas de trânsito devem esclarecer quais as atribuições dos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito e como proceder a tais solicitações."

As perguntas que ficam no ar para Você Previdente e Atlética Cidadania responder são:

I) Sua próxima prova de rua será legal ou não legal? Se a Organização da Prova não divulgou, perguntar se foram cumpridas as seguintes exigências legais:

Ia) autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas;

Ib) - caução ou fiança para cobrir possíveis danos materiais à via;

Ic) - contrato de seguro contra riscos e acidentes em favor de terceiros;

Id) - prévio recolhimento do valor correspondente aos custos operacionais em que o órgão ou entidade permissionária incorrerá.

II) Caso não legal, o que Você Cidadania vai fazer? Colocar em risco o patrimônio público (meu/seu/nosso), ou fazer gestões visando regularizar a prova, inclusive, se necessário, por petições administrativas e/ou ações populares?

Atleticamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T. Atlético, ufo, ufo, digo, ufa, ufa:

Parabéns à Organização da Prova, e aos profissionais da Meteorologia, que cientificamente previram a chegada da frente fria para o horário da corrida, em muito auxiliando na preparação psicológica e performance!


Home Page