Difusão cultural do BRAILLE
para este Cidadão
e para Você Cidadania

Home Page

NELY GARCIA desenvolveu um programa de computação destinado a ensinar BRAILLE para seres videntes e que é a base de um curso que está disponíve em - www.braillevirtual.fe.usp.br - com a seguinte metodologia, in verbis:

"Metodologia do Curso Braille Virtual

As pessoas que vêm não precisam do tato para ler em Braille. Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em uma célula, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia. O Braille Virtual é uma animação gráfica que pretende facilitar o aprendizado do sistema. Com os símbolos divididos em grupos de 10, o usuário poderá perceber primeiramente quais pontos formam cada letra Braille. Num segundo momento há a repetição de cada letra, no intuito de facilitar a memorização. Terminada a animação, o usuário pode clicar em cada célula Braille disposta para repetir o aprendizado."

Vale lembrar que Você Sábia Cidadania paga para a Gráfica do SENADO FEDERAL da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - www.senado.gov.br - fazer impressões especiais naquele genial sistema BRAILLE.

Mais informações sobre inclusão social das pessoas com especificidades em leitura, navegar por - www.saci.org.br - e também por  - www.acessibilidade.net -

Inclusivamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: Este Cidadão é autor de duas ações populares que também abordam a inclusão das pessoas com especificidades visuais:

Ação Popular da Educação Especial
Autos nº 2000.61.00.009685-5

Ação Popular das Especificidades e Idades Superiores
Autos nº1999.03.99.066856-8


Home Page