NAPOLEÃO BONAPARTE e os concursos públicos
de Você Cidadania

Home Page

Você Cidadania pode achar estranho o título deste hipertexto, afinal... o que NAPOLEÃO BONAPARTE tem a ver com eventuais concursos públicos que Você fez, faz ou fará...

Ainda, uma parte do tecido social coletivo de Você Cidadania pode ser simpática à história de NAPOLEÃO BONAPARTE, enquanto outra nem tanto...

Porém vale aqui lembrar um certo acordo na literatura especializada ao abordar a napoleônica figura histórica, considerando-o não apenas um mestre na Arte da Guerra (cf. AZEVEDO, Pedro Cordolino F. de, HISTÓRIA MILITAR - Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Ed., 1998 - www.bibliex.eb.br ), mas também um grande Administrador Público, ao desenvolver os concursos públicos para provimento de cargos, enquanto série complexa de procedimentos para apurar as aptidões pessoais apresentadas por um(a) ou vários(as) candidatos(as) que se empenham na obtenção de uma ou mais vagas e que submetem voluntariamente seus trabalhos e atividades a julgamento de comissão examinadora (cf. CRETELLA JÚNIOR, José. CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO; Ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Forense, 1997).

Antes dos concursos públicos bastava ser Amigo(a) do Rei e/ou do Vice, para entrar grátis no churrasco e/ou na caipirinha, hicytimes!;-) digo, tomar posse em cargos públicos não apenas político-administrativos (aqueles de confiança...), mas também aqueles técnicos.

Após NAPOLEÃO BONAPARTE a história mudou, sendo exigida a capacidade específica e/ou geral para o desempenho deste ou daquele cargo ou função.

Claro que o tempo passou e muita coisa aconteceu na terra brasilis...

Surgiram os Decretos com força de Leis, as Medidas Provisórias...

Aumentaram o número e a remuneração dos cargos de confiança...

Mas o princípio histórico da adequação com base na competência continua, inclusive para os casos de terceirização, que podem e devem ser um positivo desenvolvimento não apenas para a administração de empresas privadas, mas também públicas (v.g., cf. KAMIYA, Milton Hiroshi et all. TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS - São Paulo: Editora STS, 2002), não mais uma expressão de nulidades administrativas.

Francamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

I) ...e por diplomaticamente falar francamente...

...vale navegar por - www.francparler.com.br - site oficial do primeiro jornal franco-brasileiro, pois la presse francophone irrigue les cinq continents!

II) Claro que este diplomático hipertexto é histórico... para a situação atual da res publica na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL vale conferir o artigo da jornalista SUELY CALDAS - sucaldas@estado.com.br - no jornal O ESTADO DE S. PAULO, de 02.5.2004, p. B-2, sob o título "Lento em decidir, ágil em contratar - por que o governo decidiu gastar mais de R$ 1 bilhão na contratação de 64 mil funcionários?"


Home Page