Dicas do Cidadão
para o Voto de Você Cidadania

Home Page

Eleição após eleição, os(as) Candidatos(as) e seus geniais arsenais publicitários agregam mais e mais mil e uma utilidades às brilhantes milhares de qualidades pessoais já conhecidas de Todos(as). A polarização do debate entre oposição e situação, entretanto, encobre mil e um não tão brilhantes problemas intermediários, que normalmente não são resolvidos no exercício dos mandatos, pois envolvem disputas judiciais que superam aquele tempo.

Claro que este Cidadão Candidato à Filósofo sempre entendeu, entende e entenderá que Você Cidadania é Sábia o suficiente para eleger representantes comprometidos com o Estado Democrático de Direito, deste ou daquele Partido Político. Não obstante aquela filosófica fé inabalável em Você Cidadania (a lembrar ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES, que também tem um "sítio cheio de pedras" e que tem uma cinematográfica "fé inabalável no BRASIL"), lembrar algumas dicas lógicas faz bem para o seu tecido social coletivo, já que a Democracia é um processo social, não apenas uma série de procedimentos da notável Justiça Eleitoral:

1º) Seja de que Partido Político for, não adianta votar em Candidatos(as) que prometem fazer algo que não faz parte da competência do cargo ao qual concorrem (por exemplo mudar a lei penal deste ou daquele crime hediondo, sendo Vereador(a) ou Prefeito(a), entre outras atribuições do Congresso Nacional).

2º) Seja de que Partido Político for, é melhor não votar em Candidatos(as) que estejam sem saber ler e escrever em sentido amplo, bem como procuram a eleição para fugir a eventuais punições civis e/ou criminais da Justiça, ou ainda usam argumentos falaciosos do tipo ad baculum, ou seja do recurso à força, ameaçador (cf. SOARES, Edvaldo - Fundamentos de Lógica - www.atlasnet.com.br -  p. 130 bem como a sátira em quadrinhos de ANGELI, Sob o Domínio do Medo, Folha de S. Paulo, 12.11.2004, p. A-2)

3º) Seja de que Partido Político for, a gradual renovação das pessoas que representam o tecido social coletivo de Você Cidadania é salutar para a Democracia, ou seja, sinta-se livre para votar em Novos(as) Candidatos(as) que apresentam boas propostas, não obstante sem antecedentes político-partidários.

4º) Seja de que Partido Político for, não espere que os problemas políticos se resolvam apenas na esfera partidária, pois a Política está no dia-a-dia, assim como no ar que Você respira e na água que Você bebe e nas eventuais "pisadas-na-bola" que vez por outra ocorra. Agir politicamente é a solução, em Organizações Não Governamentais, em Sindicatos, na Mídia, e até individualmente, por petições administrativas e/ou ações populares.

Filosoficamente, 

 

Carlos Perin Filho

E.T. Santinho:

Claro que este Cidadão Candidato à Filósofo sempre desejou, deseja e desejará o seu sábio voto!;-)

Vote neste Cidadão, lá na - www.avozdocidadao.com.br - 


Home Page