Eleições de e para Você Cidadania
Italiana
no Planeta Terra

Home Page

Os Consulados Gerais da bela e democrática Magna Grécia, digo, da ITÁLIA, comunicam pela mídia à Você Cidadania Italiana no planeta Terra a realização de Eleições do Parlamento Italiano, com a possibilidade de Voto no Exterior por Correspondência, conforme informe publicitário pago ao jornal Folha de S. Paulo, de 18.3.2006, p. A-17, in verbis:

"Consosato Generale d´Italia
San Paulo (Brasile)

COMUNICADO
ELEIÇÕES DO PARLAMENTO ITALIANO
VOTO NO EXTERIOR POR CORRESPONDÊNCIA

 

Com Decreto do Presidente da República de 11 de fevereiro de 2006, foi fixada para os dias 9 e 10 de abril de 2006 a eleições para a Câmara dos Deputados e para o Senado da República.

Na Itália as votações serão realizadas nas sedes eleitorais dos Municípios de residência no domingo dia 9 de abril (das 08:00 às 22:00 hs) e na segunda-feira dia 10 de abril (das 07:00 às 15:00 hs).

Os cidadãos italianos permanentemente residentes no exterior, inscritos nas listas eleitorais da Circunscrição do exterior, podem participar das eleições votando POR CORRESPONDÊNCIA. Deverão votar nos candidatos que se apresentarem na respectiva repartição da Circunscrição do exterior.

O eleitor residente no exterior, que não tenha manifestado a sua opção de votar na Itália, receberá por correio do Consulado competente, até o dia 22 de março, um ENVELOPE contendo: um folheto informativo que explica como votar, o certificado eleitoral, a cédula eleitoral (duas para o eleitor maior de 25 anos que pode votar também para o Senado), um envelope completamente branco, um envelope já selado com o endereço do próprio departamento consular, as listas dos candidatos da própria repartição e o texto da lei sobre voto no exterior.

O eleitor, utilizando o envelope já selado e seguindo atentamente as instruções contidas no folheto informativo, deverá enviar SEM ATRASO as cédulas eleitorais votadas, de forma que cheguem ao próprio Consulado até no máximo às 16:00 hs (horário local) do dia 6 de abril de 2006.

O voto é pessoal e secreto e é terminantemente proibido votar mais vezes e enviar cédulas eleitorais por meio de terceiros. Quem violar as disposições em matéria eleitoral será punido de acordo com a lei.

O eleitor que até a data de 26 de março de 2006 não tiver ainda recebido o envelope eleitoral, poderá dirigir-se ao próprio Consulado para verificar a sua situação eleitoral e solicitar uma segunda via.

A partir da entrada em vigor da Lei no. 22 de 27 de janeiro de 2006 - disponível no site www.esteri.it - podem votar por correio nas mesmas modalidades e até os prazos acima indicados também os cidadãos que se encontram temporariamente no exterior por motivos de trabalho ou em missões internacionais que, para este fim, tenham se registrado nas devidas listas até o dia 13 de fevereiro de 2006.

CONSULADO GERAL ESTARÁ A DISPOSIÇÃO DOS CIDADÃOS ITALIANOS PARA QUALQUER INFORMAÇÃO ADICIONAL, PERMANECENDO ABERTO, EXCLUSIVAMENTE PARA FINS ELEITORAIS, DURANTE OS FINS DE SEMANA DAS 9:00 HS ÀS 12:00 HS.

COMUNICAMOS QUE JÁ ESTÁ FUNCIONANDO O SERVIÇO DE INFORMAÇÕES TELEFÔNICAS DEDICADO EXCLUSIVAMENTE A FINS ELETORAIS (sic) - TEL. Nº (11) 6971-6422 (TODOS OS DIAS DAS 9:00 HS ÀS 18:00 HS. AOS DOMINGOS O SERVIÇO ESTARÁ DISPONÍVEL DAS 9:00 HS ÀS 12:00 HS.

INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS ESTÃO DISPONÍVEIS DO SITE www.esteri.it ´Voto all´Estero’ OU ATRAVÉS DO TELEFONE 00(XX)3906.97742103, QUE FORNECE RESPOSTAS PRÉ-DEFINIDAS GRATUITAS.

 

O Cônsul Geral
Marco Marsilli"

------------------------------------------------------

UMBERTO ECO, na mesma Folha, dia 11.3.2006, p. A-17, em artigo sob o título "É preciso derrotar Berlusconi", ilustrado por registro visual de ANDREAS SOLARO/France Presse, faz um civil apelo para Você Cidadania Italiana no planeta Terra, com destaque para o título e os parágrafos inicial e final, in verbis:

"É preciso derrotar Berlusconi

Estamos diante de um prazo dramático. Desde 2001, a Itália decaiu em todas (sic) os sentidos: o respeito pelas leis e a Constituição, a situação econômica, o prestígio internacional. Se tivermos de passar por mais cinco anos de governo do Pólo das Liberdades (a coalizão de direita encabeçada por Silvio Berlusconi), sendo representados diante do mundo por gente como Roberto Calderoli (ministro obrigado a renunciar por ter usado uma camiseta estampada com caricaturas do profeta Muhammad, o que desencadeou tumultos sangrentos na Líbia) e pelos mais recentes recrutas da Força Itália, os impenitentes do fascismo em varsão Saló, o declínio de nosso país será inexorável e, possivelmente, definitivo.

(....)

Convencer, é esse o dever e a tarefa de todos aqueles que, nos últimos anos, participaram das discussões cidadãs. O navio corre o risco de afundar. Que cada um retorne a seu posto."

Italicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

 

E.T. Mr. SPOCK ecoante:

 

I) Este itálico Cidadão não sabe a razão, mas lembrou do escândalo global conhecido por Mensalão...

II) Você Cidadania Brasileira no planeta Terra também votará em breve, em urnas eletrônicas...

III) Como observa o comandante ECO, ..."o navio corre o risco de afundar. Que cada um retorne a seu posto".

IV) Saudades da parlamentar Titiolina..., ahhh, Io era felice e no sabia!;-)


Home Page