Observações de um
substituto hiper(d)eficiênte processual
para Você Cidadania

 

Home Page

O popular programa RODA VIVA da - www.tvcultura.com.br - exibido em 20.06.2006 focou a questão das eventuais e/ou permanentes necessidades especiais de Você Cidadania, levando este substituto hiper(d)eficênte processual a pensar em algo e escrever este hipertexto, no contexto já trabalhado nas ações populares de autos nº 98.0045480-2, atual 1999.03.99.066856-8 e 2000.61.00.009685-5.

Para começar vale lembrar com RABINDRANATH V. A. CAPELO DE SOUSA que o Direito Geral de Personalidade tutela os interesses que qualquer pessoa com necessidades especiais, quer físicas, quer mentais, conforme doutrinado em ISBN 972-32-0677-3.

Para especificar as necessidades, vale conceber as necessidades eventuais de Você Cidadania como aquelas passageiras, nas quais, por exemplo, uma cadeira de rodas é necessária durante alguns meses para locomoção; já as necessidades permanentes podem ser individuais ou coletivas: Aquelas, por exemplo, representadas pela necessidade prolongada de alguma prótese ou adaptação ao meio ambiente e/ou cultural de uma pessoa humana em particular; estas pelas necessidades adaptativas das demais pessoas que interagem com aquela. Logo, nesse sentido, Todos(as) somos especialmente necessitados(as) de adaptações para interação social plena e democrática, como bem demonstrou a própria experiência grupal naquele programa, que futuramente poderá voltar ao tema aproveitando as experiências inclusivas de Policiais Civis e/ou Militares, que passaram a ter necessidades especiais ao defender Você Cidadania no dia-a-dia.

Outros exemplos de adaptações individuais e/ou coletivas, requeridas e/ou supridas, são fornecidos pela mídia diariamente, com destaque para várias matérias divulgadas pelo Jornal do Senado (inclusive um especial cidadania).

A própria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO montou uma comissão parmanente, chamada USP LEGAL - www.cecae.usp.br/usplegal - para reconhecer e superar aquelas necessidades especiais, que podem ser desde uma cadeira para não destro (no caso deste canhoto Cidadão), até algo mais geral, como a transmissão de áudio efetivada recentemente para Todos(as) que fisicamente não puderam estar no evento google@usp.

Para concluir, ainda com experiências uspianas, vale lembrar o trabalho de inclusão social em desenvolvimento pela - www.cidade.usp.br - sob direção do professor GILSON SCHWARTZ, conforme noticiado pelo Jornal da USP de 25 a 31/8/2003, p. 6, em colaboração com várias outras instituições dedicadas ao tema, que pode parecer a primeira-vista individual, mas é muito coletivo.

Especialmente,

 

 

Carlos Perin Filho


Home Page