Esquerda? Direita?
Vou ver Você Cidadania!

 

Home Page

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES e RAFAEL CARIELLO, em matéria sob o título "Direita, volver! - Vista como ‘raivosa’ por representantes da esquerda, a nova direita cresce com a crise do PT e age como se chegasse a sua vez’ publicada no jornal Folha de S. Paulo de 15.02.2006, p. E-4 e E-5, destacam a que tradicional dicotomia ideológica ocidental ganha força com a crise política atual na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, com destaque para as idéias dos personagens REINALDO AZEVEDO, EDUARDO GIANNETTI, NELSON ASCHER, LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO, OLAVO DE CARVALHO e DENIS LERRER ROSENFIELD.

Você Cidadania Direitista sabe que este Cidadão é de Direita, pois de uma série de hipertextos, petições administrativas e/ou ações populares fica clara a posição conservadora e a vontade de manutenção do status quo.

Você Cidadania Esquerdista sabe que este Cidadão é de Esquerda, pois de outra série de hipertextos, petições administrativas e/ou ações populares fica clara a posição revolucionária e a vontade de mudar o status quo.

Você Cidadania de Centro sabe que este Cidadão é de Centro, pois de outra série de hipertextos, petições administrativas e/ou ações populares fica clara a posição conciliatória, objetivando manter conquistas do passado e obter outras novas.

Para falar a verdade, este Cidadão na maior parte das vezes experimenta vulcânicas sensações, como as do personagem SPOCK naquela cinematográfica série Jornada nas Estrelas, apenas tentando entender qual é a sua lógica social coletiva que estrutura o que Você Cidadania reclama pela mídia e buscando traduzi-la em pedidos administrativos e/ou judiciais dentro do Ordenamento Jurídico, sem explicitamente calcular posições à direita, à esquerda ou centrais. Esta é a razão pela qual as vezes a vulcânica performance parece sair de direita, outras de esquerda e outras de centro.

Ideologicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T. SPOCK:

I) O que é ideologia?

Nos registros da biblioteca de bordo constam como uma das notávais respostas a da terrestre professora MARILENA CHAUI, in verbis:

"(...)

Com isso, podemos dizer que a ideologia é um fenômeno moderno, substituindo o papel que, antes dela, tinham os mitos e as teologias. Com a ideologia, a explicação sobre a origem dos homens, da sociedde e da política encontra-se nas ações humanas, entendidas como manifestação da consciência ou das idéias. Assim, por exemplo, julgar que o Estado se origina das idéias de Estado de Natureza, direito natural, contrato social e direito civil é supor que a consciência humana, independentemente das condições históricas materiais, pensou nessas idéias, julgou-as corretas e passou a agir por elas, criando a realidade designada e representada por elas.

(....)

(In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 418 da 12ª edição)

II) Por favor não me leve vulcanicamente a mal - para a esquerda, direita e/ou centro - mas as evidências apontam que a lógica do seu tecido social coletivo é paraconsistente, aquela que admite contradição sem ser trivial !;-)


Home Page