Rumo ao Éden, passando pela Roda Viva
de Você Cidadania

 

Home Page

Data Estelar 29MAIO2006

Lembrar é viver, diz o ditado popular.

Ao rever séries premiadas lembramos de episódios reais e/ou míticos que fazem parte da nossa experiência vivencial individual e/ou coletiva, nesta ou naquela galáxia.

Assim aconteceu mais uma vez com este Cidadão, que após rever o episódio A Caminho do Éden, da série Jornada nas Estrelas, lembrou com Mr. SPOCK o que aprendeu lá no Departamento Francês de Ultramar, sob o patrocínio de Você Sábia Cidadania Contribuinte do ESTADO DE SÃO PAULO: mitos são narrativas sobre fatos do ser (mundo físico e/ou orgânico) e/ou do dever (mundo da cultura), no todo ou em parte, conforme ensina a professora MARILENA CHAUI, in verbis:

"(....)

Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).

A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferidopara ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando o recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.

(....)" (In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 28)

Após meditar novamente sobre o episódio este vulcânico Cidadão religou a TV e pensou por alguns instantes estar revendo outro cinematográfico episódio mítico: ROBERTO JEFFERSON no Roda Viva, replay?

Não, era ao vivo e a cores um novo episódio de uma narrativa que começou como um mito e que revelou um esquema político-administrativo nada republicano de e para Você Cidadania na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL et off-shore, em processamento nas coordenadas de navegação geradas na petição inicial, petições em andamento, da Ação Popular do Mensalão, de autoria deste Substituto Processual.

Filosoficamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T. Édipo cosa nostra:

I) Após tudo isso o Cidadão foi dormir... e tentar sonhar com um Éden sem plantas venenosas e com Você Cidadania, mas só consegue se lembrar do sonho de estar em Esparta não em Atenas, digo, na Academia de Polícia recebendo aulas de tiro-ao-alvo... Help! FREUD explica?!;-)

II) Aquele e outros episódios do programa Roda Viva podem ser adquiridos em www.tvcultura.com.br que agora faz estratégica parceria com a popular e global www.bbc.co.uk

III) Breve resumo da ópera, digo, mais informações sobre o episódio: cf. Folha de S. Paulo, 30.5.2006, p. A-5.

 


Home Page