Da importância da inter
e transdisciplinaridade
nos estudos de e para Você Cidadania

 

Home Page

DANIELA OLIVEIRA, no e-popular Jornal da Ciência  da SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA informa que - na famosa reunião anual daquela histórica instituição - a questão da interdisciplinaridade foi abordada como sendo fundamental para refletir as questões planetárias atuais, com destaque aos seguintes parágrafos, in verbis:

"JC e-mail 3063, de 21 de Julho de 2006.

Reunião Anual da SBPC: Interdisciplinaridade é fundamental para pensar os novos dilemas do planeta

Mas a qualidade dos programas de pós-graduação interdisciplinares ainda é insuficiente, alerta a Capes


Daniela Oliveira escreve de Florianópolis para o "JC e-mail":


Uma das áreas que mais crescem dentro da pós-graduação no Brasil – atualmente são 176 cursos –, os estudos interdisciplinares tiveram grande espaço para discussão dentro da 58ª Reunião Anual, que justamente adotou como tema "SBPC&T Semeando Interdisciplinaridade".

Na quarta-feira, foi a vez de discutir como o assunto vem sendo tratado dentro da pós-graduação brasileira, em encontro que reuniu especialistas da Capes, de Universidades e institutos de pesquisa.


Para Carlos Nobre, representante do Comitê de Área Multidisciplinar da Capes, os novos dilemas mundiais que se apresentam, como efeito estufa e mudanças climáticas, não serão resolvidos sem uma metodologia interdisciplinar. E esta visão, afirma, começa a entrar na pós-graduação brasileira e mundial.

O aproveitamento dos profissionais formados em áreas interdisciplinares no mercado de trabalho é motivo de preocupação entre os participantes. Arlindo Philippi Jr., professor titular da USP, diz que algumas empresas começam a exigir formação interdisciplinar para algumas funções, mas que ainda são necessários mecanismos institucionais para contornar barreiras.

(....)


Carlos Nobre ressaltou que as agências têm investido em programas de incentivo a projetos de pesquisa no campo da interdisciplinaridade. Segundo ele, a Capes apoiou no ano passado mais de 50 eventos interdisciplinares.

O representante do Comitê de Área Multidisciplinar não defende mudanças estruturais nos programas de pós-graduação já consolidados, mas sugere que se aproveite a criação de novas instituições e campi para implementar cursos já nos moldes da interdisciplinaridade.

"Não tenho dúvidas de que podemos formar doutores com formação sólida em mais de uma disciplina, com uma produção de excelência. O desafio é conseguirmos formar doutores que cruzem as fronteiras disciplinares", concluiu."

Um exemplo prático daquelas reflexões é dado pela professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política / Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e Redes Agroalimentares na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, em prefácio ao trabalho intelectual do professor SÉRGIO LUÍS BOEIRA (que contou com a participação especial via postal deste Advogado, em fls. 122 a 123!;-) em parte a seguir destacado, in verbis:

"(....)

A perspectiva inter e transdisciplinar assumida pelo autor não só integra abordagens dentro das ciências humanas. Ele dialoga com os enfoques médicos e epidemiológicos sobre o tabaco e o tabagismo. A partir desta peculiar abordagem podemos entender a história da indústria do tabaco em diversas fases e identificar suas estratégias em relação ao mercado, as reações dos consumidores e o silêncio dos ambientalistas. Particularmente no segundo capítulo, Sérgio Boeira explica as diversas contribuições teóricas que lhe permitem analisar a dinâmica das Corporações Transnacionais do tabaco. Sem medo do ecletismo, uma prática saudável para evitar dogmatismos e interpretações autodemonstráveis dentro de um só paradigma interpretativo, o autor nos propõe seus conceitos para examinar os conflitos entre tabagistas e antitabagistas: os de rede estratégica e de rede multifragmentária. O primeiro conceito nos permite uma perspectiva histórica sobre a dinâmica das estratégias das Corporações Transnacionais do tabaco a partir do final do século XIX. O segundo conceito possibilita entender a emergência de atores sociais diversos que se opõem de diferentes maneiras às estratégias de tais Corporações. Está delineado, assim, o quadro para poder contextualizar seu argumento central: o de seguir a trilha dos conflitos entre estas duas redes, que crescem simultaneamente, e que finalmente lhe permitirá a análise da ‘supremacia e da complexidade das estratégias das empresas em relação às de seus críticos, situando o dilema destes’.

(....)"

(In: ATRÁS DA CORTINA DE FUMAÇA - TABACO, TABAGISMO E MEIO AMBIENTE: ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA E DILEMAS DA CRÍTICA, Itajaí-SC: Editora Univali, 2002, p. 24, ISBN 85-86447-45-5)

A melhora quantitativa e qualitativa na comunicação entre as redes fragmentárias, quer pela interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade, é fator básico para reconhecimento e superação das críticas então formuladas e adequação dialética do processo social em andamento em busca das soluções frente as redes estratégicas referidas, nesta ou naquela res publica.

Este Webmaster tenta fazer estrategicamente ao menos uma pequena parcela daquele reconhecimento e superação para Você Cidadania no ambiente jurídico operacional das ações populares da série Tabagismo e o Direito© , bem como a mídia de massa e/ou especializada podem colaborar para inteligência coletiva naquela histórica e sociológica tarefa de Todos(as) envolvidos(as), abordando nas matérias e reportagens não apenas as tradicionais partes binárias (contra ou a favor) mas também partes que se posicionam estrategicamente de modo paraconsistente na questão, como este Cidadão (contra e/ou a favor) Substituto Processual.

Cientificamente,

 

Carlos Perin Filho
USP nº 533954

 

E.T. candidato a sujeito coletivo de enunciação:

I) Sobre a minha, a sua, a nossa inteligência coletiva, conferir PIERRE LÉVY em A INTELIGÊNCIA COLETIVA - POR UMA ANTROPOLOGIA DO CIBERESPAÇO, na tradução de LUIZ PAULO ROUANET (Edições Loyola, 1999, ISBN 85-15-01613-3), ou no original para Você Francofônica Cidadania: Líntelligence Collective. Pour une anthropologie du cyberspace © Éditions La Découverte, Paris, 1994... com destaque para pgs. 66-67 e, por favor... não se esqueça de usá-la digitalmente nas próximas eleições!;-)

II) Sobre a importância da articulação dos conhecimentos científicos para obtenção da sabedoria, coferir ARISTÓTELES - O PAI DE TODAS AS CIÊNCIAS, na série Gênios da Ciência da SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL - bem como os pensamentos rigorosos e originais de OSWALDO PORCHAT PEREIRA sob o título CIÊNCIA E DIALÉTICA EM ARISTÓTELES - Editora Unesp  - ISBN 85-7139-340-0


Home Page