Curiosidades de uma pesquisa
sobre o mercado de trabalho,
de e para Você Cidadania

 

Home Page

Em navegação pela - www.catho.com.br  - este Cidadão free-lance de Headhunter observou em -  www3.catho.com.br/pesquisa_carreira - diversas curiosidades do mercado de trabalho, constantes da pesquisa de 2005, a saber:

"A desonestidade foi a causa de demissão que mais cresceu nos últimos anos" o que faz lembrar, na mesma pesquisa, que tem gente que faz chantagem para conseguir aumento... :-(do tipo "ou dá o aumento que eu quero ou vou embora..."!;-)

"Fator 16. Fumante - Ser fumante representa em média um decréscimo em R$ em seu salário"

"As mulheres são sistematicamente menos felizes que homens", que faz lembrar aquelas frases em para-lamas de caminhões... do tipo "Consulte sempre um Advogado" ou "O Ministério da Saúde adverte: O Salário-Mínimo faz mal à saúde..."

Outros dados curiosos são os seguintes:

Testes psicométricos (de inteligência) estão em baixa no processo decisório de contratação, restando as aptidões técnicas e relacionamento humano como fatores críticos naquele, lembrando a performance do protagosnista do filme FOREST GUMP, o caro colega Contador de Histórias...

O número de pessoas que pedem demissão é proporcionamente maior que o número de aposentadorias, no cômputo das novas contratações em reposição.

O número de contratações CLT historicamente vem decrescendo, com o aumento do mercado informal de trabalho.

Mulheres ganham menos que Homens, em geral.

Como bom candidato à Filósofo, só sei que nada sei, valendo perguntar: Há alguma coisa estruturalmente revolucionária na evolução do mercado de trabalho ou é só impressão de alguém leigo no assunto? Há relação entre aqueles dados e a chamada "Nova Economia"?

Sinceramente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Vale conferir também a questão do vestuário, cabelos, barbas, bigodes, por ocasião da entrevista e por ocasição do trabalho, para Homens e Mulheres, com diversas curiosidades e contradições de fato... (como a roupa formal na entrevista e informal no dia-a-dia)


Home Page