Mais um local virtual de preservação
dos Direitos de Você Cidadania

 

Home Page

"Sempre entendi que o professor ensina
e aprende ao mesmo tempo
"
(EROS ROBERTO GRAU)

 

Você Cidadania acaba de ganhar um novo site para conhecer quais são os seus direitos e como fazer para defendê-los, conforme informa VERÔNICA OLIVEIRA  (USP Online), in verbis:

"Centralizar e dar maior transparência a informações fundamentais para a garantia de direitos da população no dia-a-dia é o principal objetivo do recém-lançado site NEV Cidadão, criado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

"Simples e descomplicada". É dessa maneira que o site busca apresentar seus serviços, conta Ariadne Lima Natal, auxiliar de pesquisa do NEV e responsável pelo levantamento de conteúdo e elaboração dos textos que compõem o site e pela área gráfica e visual. E acrescenta: "Sempre buscamos pensar ao máximo em como as instituições funcionam na prática para facilitar o cotidiano de quem nos visita".

De acordo com Ariadne, que é aluna de Ciências Sociais, a iniciativa da criação do site surgiu com a percepção de que muitas vezes as violações ocorrem porque as pessoas desconhecem seus direitos ou não sabem a quem recorrer caso em caso de problemas. "Nossa idéia central era difundir informações sobre direitos e, para tal, procuramos um veículo que tivesse um bom alcance e baixo custo", garante Ariadne.

Além do website a difusão dessas informações é feita por meio de spots radiofônicos. Uma vez por semana integrantes da equipe elaboram pequenos textos que são gravados e veiculados nas rádios comunitárias do bairro do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo.


O Nev Cidadão também pretende interagir ao máximo com os usuários, que podem enviar sugestões de conteúdo e dúvidas que direcionam o levantamento de informação. Desta forma, a equipe responsável pelo projeto consegue "adequar o site às necessidades daqueles que nos acessam", acrescenta Ariadne.


A estudante diz que o site tem uma boa visitação, o que mostra que o conteúdo oferecido tem contribuído para a sociedade. Garante também que os assuntos mais procurados são os relacionados a direitos trabalhistas e dúvidas sobre documentos pessoais. Também são acessados algumas páginas específicas como a que fala sobre atestado de pobreza, informações sobre escolas e remédios de baixo custo.

Vale esclarecer também que o portal é voltado para todos aqueles que residem ou circulam pela cidade de São Paulo. No entanto, existem muitas informações que podem ser úteis para moradores do restante do Estado, do país e até para brasileiros que moram no exterior. Para saber mais, acesse o Nev Cidadão."

Este Cidadão aplaude mais esta iniciativa política, sociológica e jurídica daquela Unidade da Diversidade - pois só pode defender direitos quem sabe os mesmos existirem e se reconhece como titular - bem como deseja sucesso ao novo empreendimento social do NEV/USP, estando à e-disposição para eventuais colaborações!;-)

Uspianamente,

 

 

Carlos Perin Filho
USP nº 533954

E.T. Uspiano Reincidente:

A Ação Popular da Greve das Universidades Paulistas, proposta em 28.06.2004, autos nº (1192) 053.04.019480-1, 12ª Vara da Fazenda Pública (ora em recurso de Apelação perante o Egrégio TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO) está naquele contexto, visando sanar nulidades administrativas complexas e por tabela evitar o eventual cárcere privado, digo, reunião forçada para negociação deste(a) ou aquele(a) Reitor(a) e/ou quebradeira de vidraças em bárbaras manifestações estudantis que acabam na Delegacia de Polícia sem ser dia onze de agosto, na tradicional e histórica "pindura" do Centro Academico da Velha e Sempre Nova Academia, o XI de Agosto...!;-)


Home Page