CDFs da USP avaliam se esforço
valeu a pena, ufa, e Você Cidadania

 

Home Page

LAURA CAPRIGLIONE, da reportagem local do jornal Folha de S. Paulo, em matéria sob o título "CDFs da USP avaliam se esforço valeu a pena", publicada na edição de 05.02.2005, p. C-1, C-2 e C-3, aborda a performance de alguns/algumas "CDFs", bem como a questão da empregabilidade dos(as) mesmos(as), com destaque para uma pesquisa, in verbis:

"(....)

Em uma época em que a palavra ‘empregabilidade’ é a régua que mede a eficiência dos cursos superiores, a Universidade de São Paulo ainda não possui qualquer registro do que acontece com seus alunos depois que eles põem as mãos nos seus diplomas. Para sanar o problema, o professor Adilson Simonis, coordenador do núcleo de estudos da graduação, colocou no endereço http://naeg.prg.usp.br/exalunos/index.phtml um questionário a ser preenchido por ex-alunos."

O que Você Cidadania tem com isso?

Além de eventualmente pagar tributos ao ESTADO DE SÃO PAULO que foram revertidos na educação Deles(as) aparentemente nada resta, pois cada um é manso(a) e pacífico(a) dono(a) das suas olímpicas nádegas... sejam elas de ouro, de prata ou de bonze... porém é bom manter o respeito para com os(as) "CDFs", pois é provável que Você Sábia Cidadania tenha que empregar um(a) e/ou receber ordens de outro(a) e/ou colaborar com outros(as)!;-)

Falando sério, regra geral as pessoas que se dão bem nas matérias acadêmicas também gozam de melhores chances mesmo quando migram para outra área, pois suas capacidades intelectuais permitem um trânsito mais amplo pelo universo da cultura, cujo centro está em toda parte, como lembra o professor MIGUEL REALE. Desta particularidade resulta a importância daquelas pessoas para Você Cidadania, que pode esperar das respectivas práticas profissionais muito mais tanto individual quanto coletivamente, como exemplarmente demonstram  personagens daquela matéria: RONALDO GRYSCHEK, ILANA ZYLBERMAN, CARLOS ALBERTO CARMONA e WALTER THOMAZ, entre muitos outros exemplos presentes em praticamente todas as escolas, faculdades e/ou universidades do planeta Terra e até na Estação Espacial Internacional.

Psicometricamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T. Caçador de Talentos:

I) Sobre a cinematográfica "missão impossível" de medir a capacidade intelectual deste(a) ou daquele(a) "CDF", consultar a obra de LUIZ PASQUALI sob o título PSICOMETRIA - TEORIA DOS TESTES NA PSICOLOGIA E NA EDUCAÇÃO , 2ª edição - www.vozes.com.br - bem como reler a Ação Popular da Educação Especial para Todos(as), pois quem não é o(a) típico(a) "CDF" também pode ter uma cinematográfica performance civil...

II) Desde o jardim-da-infância da Mamãe este Cidadão estuda sem se preocupar muito com notas, como prova a prova na Ação Popular das Bicicletas na USP, cuja nota permitiu passar sem novo exame, ufa, sobrando mais tempo para fazer actiones populares et extra..!;-)

III) Sobre empregabilidade, conferir a obra de THOMAS A. CASE, SILVANA CASE e CLAUDIR FRANCIATTO, sob o título EMPREGABILIDADE - DE EXECUTIVO A CONSULTOR BEM-SUCEDIDO - www.catho.com.br -


Home Page