De todos os nossos ontens
ao amanhã de Você Cidadania

 

Home Page

 

Data estelar: Ontem

Lembrar é viver, diz o ditado popular.

Ao rever séries premiadas lembramos de episódios reais e/ou pulsionais que fazem parte da nossa experiência vivencial individual e/ou coletiva.

Assim aconteceu mais uma vez com este Cidadão, que após rever o episódio Todos os nossos ontens, da série Jornada nas Estrelas, lembrou com Mr. SPOCK o que aprendeu lá no Departamento Francês de Ultramar, sob o patrocínio de Você Sábia Cidadania Contribuinte do ESTADO DE SÃO PAULO: a vida psíquica é constituída por três instâncias, duas delas inconscientes e apenas uma consciente: o id, o super-ego e o ego (ou o isso, o super-eu e o eu). Os dois primeiros são inconscientes; o terceiro, consciente (cf. CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 167 - de MARILENA CHAUI).

Ainda:

"Compreender a Psicanálise significa, também, percorrer, no nível pessoal, a experiência inaugular de Freud e buscar ‘descobrir’ as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores, pois se ela foi realizada por Freud,

não é uma aquisição definitiva da humanidade, mas tem que ser realizada de novo por cada paciente e por cada psicanalsta2"

(In: BOCK, ANA MERCÊS BAHIA - PSICOLOGIAS: Uma introdução ao estudo de psicologia - www.editorasaraiva.com.br   - 2002, p. 71, sendo a citação 2 de R. MEZAN, in:  Freud: a trama dos conceitos, p. 35)

Após meditar novamente sobre o episódio este vulcânico Cidadão religou a TV e observou noticiários sobre os casos pulsionais de uma estudante de Direito e de um Jornalista, com repercussões jurídicas relevantes perante o Tribunal do Juri, entre uma e outra matéria internacional sobre a situação em Bagdá, no IRAQUE, com eventuais atos pulsionais das partes envolvidas, com repercussões globais nos preços do petróleo e derivados.

No episódio da série bastava transitar via portal temporal para ir de volta ao futuro, ao amanhã de Você Cidadania e próximo ao término da vida útil da estrela central do sistema planetário - no qual a Terra gravita - onde as pulsões, então reconhecidas no contexto da antropologia da finitude não mais geram efeitos tão danosos como antigamente... lembrando as aulas do professor VLADIMIR PINHEIRO SAFATLE, em Teoria das Ciências Humanas III.

Como bom candidato à Filósofo, só sei que nada sei Companheiro(a), mas em Lógica Paraconsistente este vulcânico Cidadão ficou com vontade de comer um churrasco de maminha, bem como passar pelo e-portal temporal em busca dos presentinhos da über vizinha... FREUD explica?!;-)

Filosoficamente,

 

 

Carlos Perin Filho


Home Page