Aditamento na Ação Popular
do Ressarcimento ao SUS

 

Home Page

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da Sexta Vara Federal Cível de São Paulo

 

(JFSP 03/08/2006.61.00.016504-1)

 

Autos nº 2006.61.00.016504-1
Ação Popular
Cidadão: CARLOS PERIN FILHO
Rés: UNIÃO FEDERAL, ANS e CNS

CARLOS PERIN FILHO, nos autos da actio popularis em epígrafe, venho, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer Aditamento à exordial, nos termos seguintes:

Com o anteprojeto de Código de Processo Civil Coletivo que está disponível na Internet em mente (terceira versão de autoria da professora ADA PELLEGRINI GRINOVER), relendo a exordial e navegando pela rede virtual, este Cidadão descobriu que a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE http://www.cns.org.br é a representante legal daquelas inicialmente apontadas Pessoas Jurídicas de Direito Privado Que Operam Planos ou Seguros Privados de Assistência à Saúde, com grande interesse prático também neste paraconsistente remédio jurídico genérico, conforme evidencia discurso de seu ilustre presidente, in verbis:

“QUEM SOMOS

A CNS - Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços, criada em 1994, é uma entidade sindical de terceiro grau, o mais elevado existente na legislação sindical.

Com sede no Distrito Federal, a CNS congrega atualmente 8 federações (Fenaess, Fehosul, Feherj, Fehospar, Fehoesc, Fehoesg, Febase e Fehoesp) e 86 sindicatos de saúde em atividade no país, e representa todos os estabelecimentos de serviços de saúde no país. São hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de análises clínicas e patologia clínica, serviços de diagnóstico, imagem e fisioterapia, operadoras de planos de saúde, entre outros estabelecimentos do gênero.

A prestação de serviços de saúde no país, segundo a Constituição Federal, está assentada em três pilares básicos: Governo (esferas federal, estadual e municipal), prestadores de serviços de saúde privados (lucrativos ou filantrópicos) e operadoras de planos de saúde. Desses, a CNS congrega os dois últimos

NOSSA MISSÃO

A CNS tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses do segmento de saúde junto aos órgãos governamentais e políticos do país. Compete à entidade inclusive defender os interesses coletivos ou individuais da categoria no que se refere a questões judiciais, administrativas e trabalhistas.

Pertence exclusivamente à CNS a representatividade constitucional e legal de todos os estabelecimentos de serviços de saúde no Brasil.

Palavra do Presidente

É pública e extremamente grave a crise que assola o setor saúde como um todo no Brasil. Os impasses, falhas e demandas do sistema criaram eco em toda a sociedade. A redução do número de leitos, o fechamento de diversas unidades, a defasagem dos preços de diárias e taxas, a alta carga tributária, os sucessivos aumentos nos preços de medicamentos e materiais médico-hospitalares são apenas algumas das inúmeras dificuldades observadas no dia-a-dia dos estabelecimentos e serviços de saúde.

Atualmente, cerca de 38 milhões de brasileiros dependem do sistema suplementar, número que, embora alto, revela uma evasão de usuários. Nos últimos cinco anos, o sistema perdeu cerca de oito milhões de usuários, uma redução da ordem de 20% em menos de uma década, o que tem levado conseqüentemente a um aumento do número de atendimentos pelo SUS.

Apesar das dificuldades, este ano, porém, conseguimos algum alento para o segmento, como a manutenção da alíquota antiga da Cofins para todos os estabelecimentos e serviços de saúde, além da correção de alguns valores na tabela do SUS. Sabemos que nossos serviços credenciados ao SUS ainda encontram-se com seus valores defasados, mas já houve um avanço.
Esta Confederação também vem acompanhando de perto o andamento de vários projetos de lei do setor no Congresso, além da tramitação daquele que versa sobre a criação do Sistema S da Saúde - o SESS/SENASS -, que atualmente encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Infelizmente, no que tange à reforma sindical, a CNS não obteve assento no Fórum Nacional do Trabalho, criado especialmente para discutir o assunto, apesar de termos nos apresentado e disponibilizado dentro dos devidos prazos. Porém, mesmo assim, temos acompanhado todo o processo de discussão da matéria. Estamos atentos e preocupados e ainda temos esperança de sermos incluídos nesse tão importante debate.


Sabemos que ainda há muito por fazer e esperamos, sinceramente, ter novas vitórias para compartilhar ao lado de nossos parceiros, colaboradores e companheiros de luta, mas já demos alguns passos de fundamental importância e grande repercussão em nosso meio.
A CNS, através dos membros de sua diretoria, tem se empenhado em ampliar cada vez mais o debate dos temas que afligem a área junto ao Ministério da Saúde, ANS, Anvisa, demais órgãos governamentais e diversos atores envolvidos no sistema. Nosso objetivo maior é a busca constante de uma política mais justa para o segmento como um todo e de uma revisão nos modelos e valores atualmente praticados.

Temos consciência, no entanto, de que esta é uma luta longa e desgastante e, para obter melhores resultados, necessitamos de uma união ainda maior, que permita sempre um diálogo franco, aberto e democrático entre todos os integrantes do nosso sistema. É nisso que acreditamos!

José Carlos Abrahão” (sublinhado meu)

Do exposto mister sanar a imprecisão constante no pólo passivo inicial, e para tanto requeiro Aditamento para constar, no lugar das Pessoas Jurídicas de Direito Privado Que Operam Planos ou Seguros Privados de Assistência à Saúde a CNS - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE, HOSPITAIS, ESTABELECIMENTOS E SERVIÇOS
SRTV/S - Quadra 701, Conjunto E - Edifício Palácio do Rádio I
Bloco 3, n° 130 - Quinto Andar.
Asa Sul - Brasília - Distrito Federal - CEP: 70340-901
Tel.: (61) 3321-0240 - Fax: (61) 3321-0250, cujo presidente é o sr. JOSÉ CARLOS ABRAHÃO, a citar por Carta Precatória, nos termos dos artigos 202 e seguintes do Código de Processo Civil brasileiro, com as homenagens de estilo.

A ANS, por sua vez - www.ans.gov.br - tem uma representação regional nesta pólis, a seguir referida para facilitar o procedimento de citação:

 

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS

Núcleo Regional São Paulo

Av. Bela Cintra, 986 - 4º andar - Ed. Rachid Saliba
Bairro: Jardim Paulista - CEP: 01415-000
Tel.: (11) 3218.3757
Fax.: (11) 3218-3861

São Paulo, 03 de agosto de 2006

 

 

Carlos Perin Filho
OAB-SP 109.649

E.T.:

Seguem três impressões especiais deste Aditamento devidamente assinadas para instrução das citações


Home Page