Do "regime disciplinar diferenciado",
deste "Cola"-Cidadão
e de Você Cidadania

 

Home Page

Em um dos experimentos efetivados na performance histórica do notável cosmonauta vizinho, restou provado que para vencer a força de gravidade planetária a Humanidade ainda tem que usar muita energia para ir até a ISS, a ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, o local humanamente suportável diverso do meio transportante e mais distante do planeta Terra até hoje construído pelo engenho humano, permitindo desde alguns momentos até algumas voltas lunares-terrestres em órbita e lembrando a filosófica reflexão dialógica contada por PLATÃO, in verbis:

"Sócrates - Figura-te agora o estado da natureza humana, em relação à ciência e à ignorância, sob a forma alegórica que passo a fazer. Imagina os homens encerrados em morada subterrânea e cavernosa que dá entrada livre à luz em toda a extensão. Aí, desde a infância, têm os homens o pescoço e as pernas presos de modo que permanecem imóveis e só vêem os objetos que lhes estão diante. Presos pelas cadeias, não podem voltar o rosto. Atrás deles, a certa distância e altura, um fogo cuja luz os alumia; entre o fogo e os cativos imagina parecido com os tabiques que os pelotiqueiros põem entre si e os espectadores para ocultar-lhes as molas dos bonecos maravilhosos que lhes exibem.

Glauco - Imagino tudo isso.

Sócrates - Supõe ainda homens que passam ao longo deste muro, com figuras e objetos que se elevam acima dele, figuras de homens e animais de toda a espécie, talhados em pedra ou madeira. Entre os que carregam tais objetos, uns se entretém em conversa, outros guardam silêncio.

Glauco - Singular quadro e não menos singulares cativos!

Sócrates - Pois são nossa imagem perfeita. Mas, dize-me: assim colocados, poderão ver de si mesmos e de seus companheiros algo mais que as sombras projetadas, à claridade do fogo, na parede que lhes fica fronteira?

Glauco - Não, uma vez que são forçados a ter imóvel a cabeça durante toda a vida.

(....)"

(In: A REPÚBLICA, início do livro sétimo, tradução de ALBERTINO PINHEIRO, Bauru-SP: EDIPRO, 2000, p. 265)

Vale lembrar também que as figuras e objetos que se elevam acima da terráquea humanidade tem suas imagens ou informações transitando pelo espaço cósmico na velocidade da luz, em uma espécie de cone parecido com aquelas cornetas que Você Fiel Cidadania leva aos estádios para torcer pelo Timão... a área interna daquele cone limita até onde chega a informação em determinada região cósmica, como se os nossos pescoços e pernas estivessem presos de modo que permanecem imóveis e víssemos apenas e tão somente os objetos e/ou fenômenos que se nos apresentam internos àquela área. Claro que fora daquele cone de informação Você Companheiro(a) Cidad(ã)o tem todo o direito de falar para a mídia que também é Candidato(a) à Filósofo(a) e que não sabia de nada do que acontecia na sala ao lado, entre uma mesada e outra do mensalão...

Moral da história: Estamos "presos(as)" ou "colados(as)" ao planeta Terra, em um "regime disciplinar diferenciado com e/ou sem telefone celular" e se (antes do Sol encerrar suas estelares atividades atômicas) destruirmos no todo ou em parte aquelas "cavernas" físicas e/ou culturais teremos maiores ou menores problemas nada filosóficos, como já prova a Bacia Hidrográfica do Alto Rio Verdadeiro, o Tietê...

Platonicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T. na solitária: Tem "preso(a)" que não tem TV de plasma, mas tem plasma no sangue e lê de tudo... as sugestões penitenciárias deste "Cola"-Cidadão Sem TV de Plasma são as seguintes:

A ARTE DA GUERRA, de FRANCISCO RUAS SANTOS
ISBN 85-7011-238-6

HISTÓRIA MILITAR, de PEDRO CORDOLINO F. AZEVEDO
ISBN 85-7011-248-3

entre outras editadas pela popular Casa do Barão de Loreto - www.bibliex.eb.br

bem como, para comemorar a liberdade de voar, ao menos em pensamento:

SANTOS DUMONT E A INVENÇÃO DO AVIÃO,
do notável HENRIQUE LINS DE BARROS
disponível em www.cbpf.br/publicacoes.html


Home Page