Da importância da História para o Direito
de Você Cidadania

 

Home Page

A História, desde antes da obra inaugural de HERÓDOTO, é Ciência de suma importância para o estudo do surgimento, desenvolvimento e término dos institutos jurídicos, permitindo a busca de razões para aqueles fenômenos jurídicos e/ou sociais. O Direito Romano é expressão máxima da afirmativa, tendo histórica e sistematicamente influenciado ordenamentos jurídicos ao longo de séculos.

Assim ocorre no mundo privado, com os relatos históricos desta ou daquela empresa, que pode ser um escritório de Advocacia (p. ex. o histórico www.pinheironeto.com.br ), ou na esfera pública, com a guarda de autos de processos que trataram de questões relevantes, como por exemplo ações civis públicas e/ou ações populares, bem como muitos outros relatos históricos sobre a FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, a Velha e Sempre Nova Academia, entre algumas outras notáveis faculdades presentes naquele universo milionário de "faculdades" na REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

A relevância da questão levou a criação de comissões de preservação do patrimônio histórico nos tribunais (destaque para a Justiça Federal brasileira), que seleciona os casos terminados em científica perspectiva histórica, visando arquivá-los adequadamente (temperatura, umidade do ar, luz, etc.) e proporcionar às gerações futuras matéria-prima de pesquisa e consulta, em busca das origens de usos e costumes, práticas judiciárias, concepção de Justiça em determinada época, aprimoramento da prestação jurisdicional, etc.

Se Alguém sair pelo planeta Terra vendendo livros dizendo que a História acabou, por favor não se esqueça: Sem História este Cidadão não existiria culturalmente, nem Você Cidadania. Preservar o patrimônio histórico é um dever de qualquer Ser Humano, de e para todas as Culturas, de e para o enriquecimento do seu próprio experimentar vivencial.

Historicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

E.T. Patrimônio Histórico da Humanidade:

I)Deuses Gregos. Coleção do Museu Pergamon de Berlim
Data: de 21 de agosto a 26 de novembro de 2006
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Horário: 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 17h00
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: Agendamento (11) 3662-7200
Entrada Gratuita

II) Para saber mais sobre a parte ocidental da nossa História, (re)ver ISBN 85-7244-217-0, da www.editoracontexto.com.br (Editora Pinsky Ltda.)

III) Para saber mais sobre uma parte entre as várias não ocidentais da nossa História, (re)ver ISBN 85-7242-035-5, da www.palasathena.org pois não é bom culturalmente pura e simplesmente esquecer as heranças, minhas ou suas, bem como o planeta Terra pode não comportar fisicamente os eventuais atritos decorrentes daquela nossa ignorância recíproca, como prova o atual preço do petróleo, que caiu no Mar Mediterrâneo...


Home Page