O Neutrino Cidadão e o Direito
de Você Cidadania II

 

Home Page

Em continuidade aos hipertextos da série "Neutrino Cidadão...", este hipertexto é a segunda parte da mesma e trabalha sobre textos do livro PENSANDO O FUTURO - O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país, editado cientificamente por ALAOR CHAVES e RONALD CINTRA SHELLARD, da SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA, em 2005.

Você Cidadania que terminou os estudos não universitários de Física e/ou Química no século passado deve estar pensando... "Aquele nético Cidadão fez uma péssima escolha para tentar explicar performances em substituição processual... afinal, não sabe Cálculo Diferencial e Integral, não faz Física ou Química e ainda quer fazer-de-conta ser um neutrino para tentar explicar o faz em Direito Processual Coletivo! Aquele Advogado do Diabo bem que poderia ter escolhido algo mais adequado, tipo enxofre S8... ou mesmo vestir o 'salto-alto' de um gás nobre... tipo Hélio, Neônio, Criptônio, etc... elementos bem resolvidos eletronicamente e que não se 'colam', ou combinam em 'cadeias', tipo o Carbono..."

Como de costume Você Sábia Cidadania está com (quase) toda a razão, pois este Cidadão demorou um einsteiniano e comemorativo caminhar da Terra em volta do Sol para começar a entender o que os(as) Físicos(as) lá no http://fma.if.usp.br/convite queriam dizer com Física de Partículas, neutrinos, etc... bem como ainda está tentando aprender, nos momentos de diversão, Cálculo Diferencial e Integral...

Porém isso não é obstáculo epistemológico intransponível, pois a idéia básica jurídica a ser exemplificada pode ser desenvolvida usando o modelo atômico anterior à Física de Partículas Elementares (modelo atômico de DALTON aprimorado por RUTHERFORD-BOHR), que é/era ensinada (e ainda é cobrado nos populares vestibulares universitários). Neste caso os isótopos (átomos com mesmo número de prótons e diferente número de massa) do Hidrogênio (hidrogênio, deutério e trítio) poderão atuar como dublês dos saborosos Neutrinos, com as ressalvas adequadas que serão feitas sobre as (não) interações em ações populares que não requerem liquidação de sentença específica, entre outras.

Fisicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

I) Texto básico e introdutório da obra citada:

"2.1.4 Neutrinos

Em menos de um século, o neutrino passou de uma partícula fantasma - proposta em 1930 pelo físico austríaco Wolfgang Pauli (1900-1958) para explicar o balanço de energia em uma forma de radioatividade, o chamado decaimento beta - numa sonda capaz de perscrutar o interior de estrelas e da própria Terra. Devido ao fato de interagir muito raramente com a matéria, neutrinos levaram 26 anos para serem observados experimentalmente. Para isso, foi preciso esperar pelo advento de reatores nucleares e aceleradores de partículas capazes de produzir fluxos muito elevados dessa partícula. Expostos a detectores de grande massa, os neutrinos puderam ser finalmente observados. Sabemos hoje que existem três sabores (tipos) de neutrinos: o neutrino do elétron, cuja descoberta, em 1956, deu o Noberl de 1995 ao norte-americano Frederick Reines (1918-1998); o neutrino do múon, descoberto em 1962 e que valeu o prêmio de 1988 aos norte-americanos Leon Lederman, Melvin Schwartz e Jack Steinberger; e o neutrino do tau, cuja existência foi aferida pela descoberta do tau (um lépton), em 1975, e detectado apenas em 2000, no Fermilab, pelo grupo Donut.

(....)" (In: PENSANDO O FUTURO - O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país, editado cientificamente por ALAOR CHAVES e RONALD CINTRA SHELLARD, da SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA, em 2005, p. 41)

---------------------------------------------------------

II) Outro texto básico está disponível aqui na Internet, do professor OSCAR J. P. EBOLI, sob o título Partículas Elementares, com os seguintes parágrafos iniciais, in verbis:

"1 Introdução

Há milhares de anos a humanidade pergunta-se quais são os blocos fundamentais que compõem toda a matéria e eventualmente o universo. A resposta a esta questãoo variou muito ao longo dos tempos, conforme a capacidade de observação e a tecnologia de cada época. Por exemplo, no final do século XIX acreditava-se que os elementos básicos da natureza fossem os átomos, os quais eram bem classificados usando-se a tabela periódica de Mendeleev. Todavia, no início do séeculo XX ficou claro que os áatomos são formados

por um núcleo e elétrons. A Física de Partículas tem como seu objetivo o estudo dos constituintes fundamentais da matéria, suas propriedades e suas interações, sendo que a Física de Partículas moderna é o mais ambicioso e organizado esforço humano para compreender a matéria no seu nível mais básico. (....)"

III) Problemas quânticos com a res publica? Consulte O Neutrino no País das Maravilhas

IV) E não se esqueça... NEUTRINOS LOVE YOU!;-)


Home Page