Sangue, labor, lágrimas e suor
de e para Você Cidadania

 

Home Page

Sir WINSTON CHURCHILL (1874-1965), aos treze dias da quinta volta lunar-terrestre de 1940, por ocasião de seu primeiro discurso aos Comuns, afirmou, in verbis:

"Nada tenho a oferecer senão sangue, labor, lágrimas e suor".

A Universidade do Sul de Santa Catarina - www.unisul.br - na grade curricular do seu Curso Superior de Tecnologia em Administração Pública oferece a seguinte disciplina: Gestão Estratégica de Talentos Humanos na Administração Pública, com a seguinte Ementa:

"Gestão de pessoas na visão tradicional e contemporânea na Administração Pública.
Políticas de recursos humanos.
Subsistemas de recursos humanos.
Competências e habilidades.
Descrição e análise de cargos.
Clima e cultura organizacional.
Segurança, higiene e saúde ocupacional.
Planejamento estratégico de recursos humanos.
Empregabilidade.
Estratégias de remuneração."

Este Cidadão leu a ementa desta disciplina e lembrou das históricas palavras de CHURCHILL supra citadas...

Antigamente bastava ter Q.I. (Quem Indica) para "se dar bem" nesta ou naquela repartição pública (de preferência nos gabinetes, com frigobar, videogames, aquela eficiente estagiária poliglota a la white house e ar condicionado!;-) bem como lembrou daquele monte de ações populares que fez tratando da questão remuneratória (pisos e tetos do funcionalismo), inclusive daquela liminar que ganhamos e foi suspensa...

Sem aprofundar pesquisas históricas nos arquivos da época, muito provavelmente é correta a seguinte afirmativa: Sir WINSTON CHURCHILL também se preocupou, além de dar "sangue, labor, lágrimas e suor" à Você Britânica Cidadania, em legislar e/ou administrar de modo oportuno e adequado sobre a remuneração dos(as) funcionários(as) públicos(as), pois para a grande maioria do seu tecido social coletivo a remuneração (não só em dinheiro) foi, é e será um dos principais fatores motivacionais dos seres humanos no planeta Terra.

No setor público brasileiro a situação não é bem assim.... recrutas militares do tipo "Soldado-Cidadão" entram com ações na Justiça Federal e ganham a diferença que falta para... um salário-mínimo (cf. programa Via Legal, de algumas voltas lunares-terrestres), já a questão do máximo remuneratório - embora historicamente disciplinada na Constituição Cidadã de 1988 - ainda não está pacificada...

Para completar a cinematográfica anarquia [v.g., Ensaio de Orquestra, de FEREDICO FELLINI (1920-1993)] na gestão daqueles(as) Talentos(as) para Você Cidadania, descontados os grandes centros urbanos, Municípios e mais Municípios da grande maioria dos Estados-Membros simplesmente não viviam sem os repasses tributários estaduais e/ou federais, pois os legislativos politicamente não queriam cobrar da(o) sogra(o), do(a) cunhado(a) e da vizinha aquele IPTU e/ou ISS de modo oportuno e adequado... Com a Lei de Responsabilidade Fiscal e as pressões institucionais do MINISTÉRIO PÚBLICO a situação está mudando gradualmente, porém o resultado foi e ainda é público e notório, com pagamentos irrisórios a uma grande maioria de funcionários(as) públicos(as), razoáveis para uma minoria e atrativos de talentos em über colocações públicas (ministérios no Egrégio SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL).

Uma república que se quer federativa e que ainda tem esses problemas pré-imperiais para resolver...

Politicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

I) A provável vontade imperial de um defensor perpétuo da terra brasilis ao criar a Velha e Sempre Nova Academia (1827) foi um dia solucionar estes problemas coloniais, pois, pois, o que contunua dando errado, raios!?!;-)

II) Para dramáticos fins estatísticos, vale conferir nos Balanços Sociais das grandes empresas brasileiras a diferença entre o mínimo e o máximo remuneratório recebido pelas pessoas que nelas colaboram, e depois ao menos tentar comparar as diferenças remuneratórias nas três expressões do Poder Soberano de Você Cidadania (Legislativo, Executivo e Judiciário).

III) A remuneração também pode ser variável, cf. classificados empregos do jornal Folha de S. Paulo de 29.10.2006.

IV) Continuo querendo ser Cidadão, e Você? Continua querendo ser Cidadania?


Home Page