XV Conferência de Ministros
da Justiça Ibero-Americanos
para Você Cidadania

 

Home Page

A agência de notícias EFE, de San Bartolomé (ESPANHA), em republicação da Gazeta Mercantil de 29/30/set01/10/2006, p. a-14, informa que o BRASIL e o CHILE pediram, na XV Conferência de Ministros da Justiça Ibero-Americanos, em realização nas Ilhas Canárias (Espanha), o aumento das políticas públicas que facilitem o acesso de Você Cidadania à Justiça, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

O Brasil, representado pelo secretário da reforma do Judiciário do Ministério da Justiça Piere Paolo Bottini, falou do resgate das formas indígenas de administrar a Justiça, que se encontram muito arraigadas em algumas regiões do país. O secretário destacou ainda a morosidade como um dos problemas comuns dos sistemas judiciários na região ibero-americana, e confirmou a necessidade de que os processos de reforma da Justiça sejam dinâmicos.

(....)

Assitência gratuita

A delegação do Chile afirmou em seu discurso que quer dar prioridade nas agendas de governo às políticas públicas que facilitem o acesso dos mais pobres à Justiça, em uma região na qual a maioria dos países carece de assitência jurídica gratuita.

Os chilenos também propuseram maior transparência às atuações judiciais, além de simplificar a linguagem utilizada no mundo da Justiça, ‘muitas vezes incompreensível para a maioria dos cidadãos’, segundo o discurso do representante do país sul-americano.

(....)"

O Processo Civil Coletivo, enquanto novo ramo do Direito Processual, pode fazer muito pelo acesso à Justiça de Você Cidadania Ibero-Americana que não tem dinheiro para pagar advogados(as), possibilitando via defesa coletiva (ações populares e/ou ações civis públicas) a redução dos custos per capita.

Naquele sentido, este Cidadão Experimental não é Índio nem descentende indígena, porém está tentando ‘fazer-chover’ para Você Cidadania, em petições administrativas e/ou ações populares que podem dar acesso ao Poder Judiciário mesmo sem Você Cidadania saber que existe algo com aquele ou este inclemente nome...

Para outras análises aprofundadas - quantitativamente e/ou qualitativamente - sobre acesso ao Poder Judiciário, consultar as obras de MARIA TEREZA SADEK, com destaque para a organizada sob ISBN 85-85408-33-2.

Para conferir a geração de valor a partir do conhecimento de outros(as) Advogados(as) que estão ‘fazendo-chover’ e/ou conquistaram o gosto de Você Cidadania que tem dinheiro paga pagar honorários, conferir a jus-psico-sociológica abordagem editorial da ANÁLISE ADVOCACIA - ANUÁRIO - OS MAIS ADMIRADOS DO DIREITO 2006, da www.analise.com em laboração cojunta ao www.conjur.com.br pois a qualidade dos Advogados(as) pode ser causa e conseqüência da qualidade da democracia, como sugere o registro visual REUTERS/JIM BOURG na p. 8 da mesma obra... e quando nós Operadores(as) do Direito fracassamos institucionalmente a Política (partidária ou não) vai de mal a pior e a Economia que pode crescer é a do setor de defesa e/ou bélico e/ou militar, solucionando o dilema dos arados ou espadas em favor destas, com depressão dos demais mercados, inclusive de serviços advocatícios não atuantes - direta e/ou indiretamente - em defesa e/ou bélico e/ou militar, como sugerem os números da obra citada.

Politicamente,

  

Carlos Perin Filho

 

E.T. citius, altius, fortius:

I) Após mais de dez mil incrições já efetivadas, foram reabertas as mesmas para o concurso da Defensoria Pública-SP, com maiores informações disponíveis em navegação pelas páginas da - www.concursosfcc.com.br - e/ou - www.jcconcursos.com.br - pois pode faltar a inscrição de quem tem realmente vocação para fazer a diferença em Juízo et extra para Você Cidadania.

II) Sobre Processo Civil Coletivo, conferir ISBN 85-203-2241-7 combinada com ISBN 85-02-03561-4 combinada com ISBN 85-02-04528-8


Home Page